25/10/2023 às 16h19min - Atualizada em 25/10/2023 às 16h19min

Prefeitura de Campo Limpo Paulista – SP realiza ações de saúde bucal em creches

A coordenadora da unidade, Andréa Beasin, destacou que, além das atividades preventivas, como dinâmicas para os alunos e palestras para os pais, a escola também intervém e encaminha casos para tratamento odontológico nas UBSs quando necessário.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
A Prefeitura de Campo Limpo Paulista – SP está realizando ações de prevenção de saúde bucal nas creches municipais. A palestra de orientação, promovida pela Secretaria de Saúde, já passou pelas creches São Francisco, Criança Feliz e Rosinha Ziviani, mas todas as unidades serão visitadas. O objetivo deste programa é incentivar as boas práticas de higiene e escovação.
 
As cirurgiãs dentistas da rede municipal Maria Paula Bonamigo e Aurenilde Maria Pique, responsáveis pelas palestras, dizem que os cuidados com a saúde bucal vão além das consultas médicas e devem ser incorporados à rotina diária, incluindo a escovação em casa.
 
“Apresentamos aos pais a importância da atenção à higiene bucal desde a gestação, a fim de garantir a saúde bucal dos recém-nascidos, bem como a necessidade de cuidados durante o aleitamento materno”, afirma Aurenilde.
 
Jéssica Aparecida da Silva Ribeiro, mãe do aluno Lucas Matheus da Silva Ribeiro, de três anos, elogiou a palestra, descrevendo-a como esclarecedora, divertida e capaz de resolver várias dúvidas das famílias. “Cuido da higiene bucal do meu filho desde bebê, mesmo quando ainda não tinha dentes, usava gaze e água. Agora, obtive informações importantes, pois desconhecia a necessidade de usar fio dental tão cedo. Com certeza adotarei mais esse novo hábito com ele”, elogiou a mãe sobre a forma de abordagem lúdica que teve na ação, com fantoches e uma dentadura demonstrativa, deixando o aprendizado interativo e envolvente, ensinando as técnicas corretas de escovação.
 
Da educação ao tratamento bucal
Na Creche São Francisco, que atende 54 alunos com idades entre 1 e 4 anos, já foram identificados casos de crianças que necessitam de tratamento odontológico para combater cáries.
 
A coordenadora da unidade, Andréa Beasin, destacou que, além das atividades preventivas, como dinâmicas para os alunos e palestras para os pais, a escola também intervém e encaminha casos para tratamento odontológico nas UBSs quando necessário. “É importante a colaboração dos pais em casa para manter esses cuidados. Por vezes, alguns pais desconheciam a necessidade da escovação, especialmente por se tratar de dentes de leite”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp