23/10/2023 às 12h15min - Atualizada em 23/10/2023 às 12h15min

Com brilho e recorde da natação, Brasil chega a 23 medalhas no Pan do Chile

Revezamento 4 x 100m misto é ouro e protagoniza um dos grandes momentos do país na competição. Dos 35 brasileiros que já subiram ao pódio até agora, 85,71% são integrantes do Bolsa Atleta do Governo Federal.

Redação
Agência Gov
Foto: Satiro Sodré/CBDA – Marcelo Chierighini, Guilherme Caribé, Ana Carolina Vieira e Stephanie Balduccini: quarteto de ouro e do recorde Pan-Americano no 4 x 100m misto da natação
Os 100 metros finais da prova do revezamento 4 x 100m misto da natação já se configuram com um dos grandes momentos do esporte brasileiro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. A brasileira Stephanie Balduccini pulou na piscina com uma desvantagem de quase meio segundo em relação à americana Amy Fulmer.
 
Um dos grandes talentos da nova geração brasileira, a atleta de 19 anos imprimiu um ritmo forte do início ao fim e, com um retorno espetacular para os últimos 50 metros, bateu na frente para conquistar o ouro e ajudar o Brasil a estabelecer o novo recorde Pan-Americano da prova, com 3min23s78. O ouro é o quinto conquistado pela delegação brasileira na competição continental e o primeiro da história da natação nessa prova.
 
A equipe nacional na final também contou com Marcelo Chierighini, Guilherme Caribé e Ana Carolina Vieira. “Foi espetacular. Quebramos o recorde e mostramos força na prova e o espírito do Brasil”, comentou Chierighini, um dos mais experientes do quarteto.
 
Agora, o Brasil soma 23 medalhas em Santiago: cinco ouros, 9 pratas e 9 bronzes. Com isso, virou a noite de domingo para segunda no quarto lugar do quadro geral, atrás de Estados Unidos (20/11/15), México (10/5/3) e Canadá (9/6/6). A Colômbia (3/5/6) fecha o top 5.
 
Bolsa Atleta
Somando os dois dias de disputa, 35 atletas subiram ao pódio em Santiago pelo Brasil. Desses, 30 são contemplados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, ou seja, 85,71% dos medalhistas.
 
Se no sábado (21) foram seis medalhas na natação – com 2 ouros, 2 pratas e 2 bronzes –, neste domingo os nadadores brasileiros somaram cinco pódios. Além do ouro inédito no revezamento misto, o país somou duas pratas e dois bronzes.
 
Primeiro, Maria Fernanda Costa voltou a medalhar e conquistou uma prata nos 200m livre feminino. No masculino, foi a vez de Murilo Sartori levar o bronze. Vinicius Lanza garantiu outra prata nos 100m borboleta. E Alexia Tavares ganhou o bronze nos 200m costas.
 
Todos os nadadores brasileiros que subiram no pódio do Pan neste domingo são contemplados pelo Programa Bolsa Atleta do Governo Federal. Agora, o Brasil soma 11 medalhas na natação no Pan de Santiago e nesta segunda (23/10) tem mais provas com boas perspectivas. 
 
Skate
Outra modalidade que deu ótima contribuição no quadro de medalhas foi o skate. Estreante em Jogos Pan-Americanos, a modalidade viu o Brasil somar cinco medalhas em quatro provas. Neste domingo (22), foi a vez de Raicca Ventura e Augusto Akio representarem o país na categoria Park. Integrantes do Bolsa Atleta na categoria Pódio, a principal do programa, os dois garantiram medalhas de prata. No sábado (21), Rayssa Leal e Lucas Rabelo ficaram com o ouro no street. E ainda teve dobradinha no feminino, com Pâmela Rosa levando a prata.
 
Ginástica
Além das medalhas no skate e das cinco conquistadas na natação, o segundo dia de disputas em Santiago teve mais três pódios com brasileiros. Na ginástica artística, a equipe feminina do Brasil, vice-campeã mundial ficou em segundo lugar também no Pan. Rebeca Andrade, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Carolyne Pedro somaram 161,564 e garantiram a prata, atrás apenas dos EUA.
 

Taekwondo
No taekwondo, Maria Clara Pacheco chegou à final da categoria até 57kg, mas perdeu para a canadense Skylar Park e ficou com a medalha de prata. No masculino, Lucas Ostapiv venceu o nicaraguense David Chamorro na disputa pelo bronze.
 
Vôlei
No vôlei feminino, o Brasil está com 100% de aproveitamento, sem perder sequer um set. Neste domingo (22), a vítima foi a Argentina: 3 sets a 0, parciais de 25-13, 25-20 e 25-18. O Brasil agora soma duas vitórias em dois jogos e volta a entrar em quadra nesta segunda (23), às 10h30, diante de Porto Rico. No vôlei de praia, mais duas vitórias tranquilas. André e George venceram os colombianos Murray e Noriega por 2 sets a 0. Nesta segunda, os brasileiros enfrentam os cubanos Alayo e Diaz a partir das 18h30. Já no feminino, Ana Patrícia e Duda, vice-campeãs mundiais, venceram as colombianas Rios e Guzman também por 2 sets a 0 e enfrentam as porto-riquenhas Gonzales e Navas nesta segunda-feira (23), às 16h30.
 
Boxe
No boxe, três vitórias e uma derrota em quatro lutas. Destaque para a campeã mundial Bia Ferreira, que venceu a mexicana Esmeralda Reyes por decisão unânime. Tatiana Chagas e Yuri Reis também venceram e avançam na competição. Já Wanderson Oliveira foi derrotado pelo equatoriano José Tenorio e se despediu do Pan.
 
Basquete 3 X 3
No basquete 3x3, o Brasil deu adeus à briga por medalhas. No masculino, a seleção perdeu para Trinidad e Tobago por 20 x 19 nas quartas de final. Já a seleção feminina perdeu para o Chile, também nas quartas de final, por 18 x 14.
 
Beisebol
A seleção de beisebol voltou a vencer, dessa vez contra a Colômbia. O Brasil chegou a estar atrás no placar, mas acabou virando a partida e fechando em 8 x 7. Como já tinha vencido a Venezuela na estreia, o Brasil tem boas chances de avançar para o quadrangular final. O próximo jogo é contra Cuba, na terça (24), às 9h30.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp