21/10/2023 às 10h30min - Atualizada em 21/10/2023 às 10h30min

Operação Voltando em Paz: Oitavo voo com repatriados já chegou ao Brasil

Outra aeronave KC-30 já decolou para Israel e deve pousar ao Rio de Janeiro – RJ na próxima segunda-feira (23).

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira (FAB)
O oitavo voo de repatriação de brasileiros partindo de Israel chegou a Recife – PE, por volta das 8h deste sábado (21). A aeronave KC-390 Millennium (Embraer), da Força Aérea Brasileira (FAB), já decolou da capital pernambucana, com previsão de chegar às 11h no Rio de Janeiro – RJ com 230 passageiros.
 
Outra aeronave modelo KC-30, que compõe a Operação Voltando em Paz, decolou do Brasil para Israel na sexta-feira (20) para repatriar outros brasileiros. O avião chegará ao País na próxima segunda-feira (23), com desembarque no Rio de Janeiro.
 
Também neste sábado, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, está representando o Governo Federal na Cúpula da Paz, no Cairo, capital egípcia, para discutir a crise humanitária provocada pelo conflito entre Israel e Hamas.
 
“Eu venho ao Cairo por instrução do presidente Lula para representá-lo nesta importante conferência que está sendo promovida pelo governo do Egito para se discutir a questão da guerra no Oriente Médio entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, e, sobretudo, para trazer a mesma mensagem que nós apresentamos no Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York, que é chegado o momento de se tomar medidas de ajuda humanitária para aliviar o sofrimento do povo de Gaza”, afirmou Mauro Vieira, em entrevista à Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom-PR).
 
Durante o mês de outubro, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) é presidido pelo Brasil, que pediu um cessar-fogo imediato na região, além da abertura de corredores humanitários e a ampliação da ajuda humanitária no território palestino. O texto teve ampla aprovação, com 12 votos favoráveis, mas foi vetado pelos Estados Unidos.
 
Um dos esforços do Governo Federal tem sido negociar com o governo egípcio para garantir a passagem das pessoas que estão na Faixa de Gaza para, do Egito, conseguirem regressar ao País. O Egito faz fronteira com a cidade israelense de Rafah.
 
“Não é possível que continuem nessa carência absoluta de tudo, itens de necessidade e até de água. Precisamos discutir essa questão antes que essa situação se transforme em um problema humanitário de maior volume ainda. Essa guerra afeta todo mundo”, reforçou.
 
Para o chanceler, há uma grande expectativa sobre a reunião, já que esta será a primeira discussão sobre um processo de paz depois da tentativa de aprovação de uma resolução no Conselho de Segurança da ONU.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp