20/10/2023 às 18h42min - Atualizada em 20/10/2023 às 18h42min

Fundação CASA realiza Torneio Estadual de Xadrez na terça-feira (24)

A 17ª edição reunirá 114 adolescentes de 47 centros de internação no Conjunto Desportivo Baby Barioni, no bairro da Água Branca, na cidade de São Paulo – SP.

Redação
A Fundação CASA promove na próxima terça-feira (24), a partir das 9h, no Conjunto Desportivo Baby Barioni, no bairro da Água Branca, na cidade de São Paulo – SP, o XVII Torneio Estadual de Xadrez para adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação no Estado de São Paulo.
 
No total, participam do Torneio 114 adolescentes de ambos os gêneros, em internação em 47 centros socioeducativos localizados em 30 municípios paulistas. Os enxadristas representam todas as oito divisões regionais da Fundação CASA, administrações localizadas responsáveis pela supervisão da prestação do serviço. 
 
No masculino são 105 jovens de 44 centros socioeducativos que disputam, enquanto o feminino é composto por nove jogadoras de três centros de atendimento. Os centros se localizam nos municípios de São Paulo – SP, Osasco – SP, Arujá – SP, Guarulhos – SP, Diadema – SP, Franco da Rocha – SP, Sorocaba – SP, Jacareí – SP, São José dos Campos – SP, Caraguatatuba – SP, Guarujá – SP, Praia Grande – SP, Peruíbe – SP, Campinas – SP, Piracicaba – SP, Limeira – SP, Mogi Mirim – SP, Ribeirão Preto – SP, São Carlos – SP, Araraquara – SP, Sertãozinho – SP, São José do Rio Preto – SP, Mirassol – SP, Presidente Bernardes – SP, Irapuru – SP, Bauru – SP, Cerqueira César – SP, Botucatu – SP, Iaras – SP e Itapetininga – SP.
 
Antes de chegar à fase estadual, os adolescentes passaram por etapas locais do Torneio, promovidas pela respectiva divisão regional.
 
“O xadrez é um jogo que exige atenção, estratégia e raciocínio lógico rápido, incentivando pedagogicamente os jovens que atendemos”, explica o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes. “A realização de um evento que envolva jovens de todas as partes do Estado procura tanto difundir de forma simples e descontraída a modalidade, quanto garantir o direito de convivência comunitária, mesmo durante o cumprimento da medida socioeducativa”.
 
A 17ª edição do Torneio conta com três categorias: masculino infantil, para idades entre 12 e 15 anos; masculino juvenil, para adolescentes e jovens com idade a partir de 16 anos; e feminino.
 
As disputas utilizarão o sistema suíço, em que o número de partidas é estabelecido conforme o número de participantes, e o critério de desempate é próprio do sistema. Ainda assim, caso persista algum empate no final, haverá uma partida extra entre os dois primeiros colocados para definição.
 
Os jogadores seguirão as regras de xadrez rápido e a pontuação da Federação Internacional de Xadrez (FIDE, na sigla em inglês). 
 
Cada partida terá o tempo máximo de 15 minutos de reflexão para os enxadristas. Nos dez primeiros não haverá contagem de tempo pelo relógio de xadrez. Após esse prazo, caso a partida não tenha findado, o relógio será acionado e os enxadristas terão até cinco minutos para finalizar o jogo.
 
De premiação, os oito primeiros colocados de cada categoria masculina receberão medalhas, assim como as quatro primeiras colocadas da categoria feminina. Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféus para os centros socioeducativos que representam.
 
O XVII Torneio Estadual de Xadrez da Fundação CASA é organizado pela Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp) da Fundação CASA.
 
XVII Torneio Estadual de Xadrez da Fundação CASA
Data: terça-feira (24), das 9h às 16h
Local: Conjunto Desportivo Baby Barioni
Endereço: Rua Dona Ana Pimentel, nº 41 – Água Branca – São Paulo – SP 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp