19/10/2023 às 20h30min - Atualizada em 19/10/2023 às 20h30min

Trakinagem encerra temporada de oficinas de curta-metragem com gênero Experimental

Ministradas pelo instrutor do projeto Trakinagem – Cinema e Educação, Cristiano Barbosa, essas oficinas proporcionarão uma experiência prática e educacional em que os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios curtas-metragens experimentais.

Redação
O projeto Trakinagem Cinema e Educação encerra o 4º bimestre com as últimas oficinas de 2023 com os alunos do Lar Espírita Maria Lobato de Freitas e da Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM). Entre os dias 16 de outubro e 5 de dezembro, às segundas e terças-feiras, das 13h30 às 16h30, os estudantes aprenderão o gênero Experimental, iniciativa que visa inspirar a criatividade, fomentar a expressão artística e promover a inclusão através da produção cinematografia.
 
Ministradas pelo instrutor do projeto Trakinagem – Cinema e Educação, Cristiano Barbosa, essas oficinas proporcionarão uma experiência prática e educacional em que os alunos terão a oportunidade de criar seus próprios curtas-metragens experimentais. Este gênero permite uma liberdade criativa sem limites, incentivando os participantes a pensar “fora da caixa” e a expressar suas visões de forma única, criando oportunidades educacionais enriquecedoras para os jovens das comunidades.
 
“Nas oficinas de curta-metragem experimental os jovens experimentarão os elementos da linguagem audiovisual de forma criativa e ousada, rompendo com os padrões das narrativas que estão acostumados a ver. Será um convite a experimentação de ângulos e movimentações inusitadas da câmera, assim como da dimensão sonora, em que exploraremos os sons e ruídos do ambiente”, afirma o instrutor.
 
Na visão da gerente do Instituto Algar, Carolina Toffoli Rodrigues, o projeto traquinagem cumpriu o objetivo do Instituto Algar que é ofertar para as crianças e adolescentes oportunidades e desenvolvimento.
 
“Acho que que Trakinagem trabalha muito a curiosidade do aluno e quando ele vê o documentário, o filme que ele mesmo produziu, consegue ver o resultado de seu processo. Achei isso fantástico! Além disso, o fato de um dos filmes ter sido selecionado para Festival de Cinema de Ouro Preto foi um diferencial muito bacana”, ressalta Carolina.
 
Cronograma
O projeto, que está em sua 5ª edição, já passou no primeiro semestre deste ano pela Creche Comunitária Associada de Uberlândia (CCAU) do bairro Canaã e Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM) com gênero Ficção e na Periferarte e no ABC do Glória com gênero “Documentário”. Na sequência, receberam o projeto a Estação Vida e o Instituto de Formação Vamos Crescer (IFVC). Para finalizar, de outubro a dezembro, o trabalho acontecerá no Lar Espírita Maria Lobato de Freitas e ADVEM com o gênero “Experimental”. Ao final de cada bimestre, os curtas desses alunos também são exibidos em uma sessão especial de cinema, onde os participantes podem conferir o resultado ao lado de familiares, amigos e colegas, e recebem troféus de participação.   
 
Até dezembro, a meta do Trakinagem é alcançar 160 alunos, em oito oficinas, com carga horária de 24 horas/aula, cada, em sete diferentes instituições da cidade. Serão produzidos durante as atividades, no mínimo dois curtas-metragens em cada gênero cinematográfico trabalhado (Documentário, Animação, Ficção e Experimental), resultando em no mínimo 16 filmes de curta duração. Após a finalização dos encontros, será produzido um webnário com o objetivo de avaliar as aprendizagens ocorridas e as potencialidades de multiplicação da metodologia do projeto para mais jovens e educadores de Minas Gerais e todo o Brasil. 
 
O projeto Trakinagem Cinema e Educação, patrocinado pelo Instituto Algar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, realizado pela produtora O Sopro do Tempo e Governo de Minas Gerais.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp