18/10/2023 às 17h22min - Atualizada em 18/10/2023 às 17h22min

Campanha de Multivacinação em Belo Horizonte – MG começa neste sábado (21)

Estarão disponíveis as vacinas rotavírus, meningocócica C, pneumocócica 10, hepatite B, pentavalente, pólio inativada, pólio oral, febre amarela, hepatite A, DTP, meningocócica ACWY, HPV, tríplice viral, dupla adulto, tríplice bacteriana adulto e gripe. Já as doses do imunizante BCG serão ofertadas exclusivamente nos centros de saúde de referência. Além disso, a dose monovalente da vacina contra a Covid-19 será para o público de 6 meses a 14 anos completos e a dose bivalente para os adolescentes entre 12 e 14 anos que tenham alguma comorbidade.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Rodrigo Clemente/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
A Campanha de Multivacinação da Prefeitura de Belo Horizonte – MG terá início neste sábado (21), com a abertura de alguns centros de saúde nas nove regionais da cidade. O objetivo dessa mobilização, que vai até 4 de novembro, é garantir a atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de zero a menores de 15 anos, contribuindo para o controle e erradicação de doenças imunopreveníveis. Os endereços das unidades que ofertarão as vacinas nessa data e os horários de funcionamento podem ser verificados on-line.

Estarão disponíveis as vacinas rotavírus, meningocócica C, pneumocócica 10, hepatite B, pentavalente, pólio inativada, pólio oral, febre amarela, hepatite A, DTP, meningocócica ACWY, HPV, tríplice viral, dupla adulto, tríplice bacteriana adulto e gripe. Já as doses do imunizante BCG serão ofertadas exclusivamente nos centros de saúde de referência. Além disso, a dose monovalente da vacina contra a Covid-19 será para o público de 6 meses a 14 anos completos e a dose bivalente para os adolescentes entre 12 e 14 anos que tenham alguma comorbidade.

Para o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, essa é mais uma oportunidade para colocar as doses em dia. “Todos os imunizantes ofertados na rede SUS-BH são cientificamente testados e seguros. Para garantir a proteção das crianças e adolescentes, precisamos mais uma vez da colaboração dos pais, mães e responsáveis. Cuidem da saúde daqueles que vocês amam e aproveitem a campanha para regularizar a situação vacinal”, reforçou.

É importante lembrar que as doses serão aplicadas de acordo com a avaliação da situação vacinal de cada criança e adolescente. Sendo assim, é fundamental que os pais ou responsáveis legais levem a caderneta de vacinação para a conferência e atualização.

A partir de segunda-feira (23) as vacinas contempladas na campanha estarão disponíveis em todos os 152 centros de saúde da capital, considerando a rotina de aplicação e o horário de funcionamento de cada uma das unidades.

Ponto extra de vacinação
Para ampliar o acesso da população às vacinas, a Carreta de Inclusão Digital será um ponto extra de vacinação. Essa estratégia é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde e da Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel).

A estrutura ficará na Avenida Senador Levindo Coelho, nº 2.280 – Vale do Jatobá, na Regional Barreiro. As aplicações das doses serão feitas nos dias 25, 26, 27, 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, das 10h às 18h30.

Ampliação do acesso à informação
A Secretaria Municipal de Saúde conta ainda com o apoio de diversas secretarias e empresas do executivo municipal, além de outras organizações, para levar informações sobre a Campanha de Multivacinação à população. Para isso, estão sendo desenvolvidas diferentes ações para alcançar o público. 

A Defesa Civil de Belo Horizonte está enviando alertas, por meio de mensagens de texto, reforçando a importância da vacinação. Para aqueles que têm interesse em receber as informações, basta mandar um SMS, com o CEP, para o número 40199 e uma confirmação será respondida na sequência. O serviço é totalmente gratuito.

A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer também está apoiando a campanha, articulando ações com os principais times mineiros, com o objetivo de divulgar informações durante as partidas de futebol e nos estádios da capital. 

Já a Belotur, a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Municipal de Cultura ficarão responsáveis pelo auxílio na divulgação da campanha, por meio de vídeo informativo, que será veiculado em grandes eventos privados da cidade, teatros, cinemas e Centros Culturais e de Referência, espalhados nas nove regionais. Já a Secretaria Municipal de Educação está afixando faixas de tecido nas mais de 300 escolas municipais, com o objetivo de alcançar o maior público possível, considerando a faixa etária contemplada. 

O Movimento BH Mais Feliz também está apoiando as ações de conscientização e, na edição deste domingo (22), serão distribuídos panfletos informativos sobre a campanha. As orientações sobre a importância de manter a situação vacinal em dia serão repassadas por profissionais de Saúde. 

Mais uma indispensável parceria da Secretaria Municipal de Saúde é com o Rotary Club, que está apoiando a divulgação da campanha e as ações de mobilização para conscientizar os pais e responsáveis.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp