17/10/2023 às 20h26min - Atualizada em 17/10/2023 às 20h26min

Mutirão realiza coleta de Papanicolau e agendamento para a Carreta da Mamografia

O Papanicolau é um importante teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
As ações em alusão à campanha do Outubro Rosa continuam e, no próximo sábado (21), é a vez do mutirão para coleta de Papanicolau em Campo Limpo Paulista – SP. A ação acontece no Ambulatório Central, nas UBS São José e UBS Botujuru, das 8h às 14h, além da UBS do Parque Internacional, que foi totalmente reformada, onde será realizado o Mutirão de Serviços das 9h às 13h.
 
Ainda neste sábado (21), nessas mesmas UBSs, serão realizados os agendamentos necessários para a Carreta da Mamografia, que estará no Centro Esportivo Municipal nos dias 28 e 29, além das solicitações para exames de ultrassom mamas e transvaginal. Na Carreta, serão disponibilizados 80 exames por dia para quem fez o agendamento na Unidade Básica de Saúde.
 
O Papanicolau é um importante teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Esse exame é a principal estratégia para detectar lesões precocemente e fazer o diagnóstico de doenças em sua fase inicial, antes que a mulher tenha sintomas. Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.
 
Um cronograma de ações voltadas para cuidados preventivos contra o câncer de mama foi elaborado pela Prefeitura de Campo Limpo Paulista, por meio da Secretaria de Saúde. Ao longo do mês, estão sendo realizadas palestras nas Unidades Básicas de Saúde, nos Centros de Referência em Assistência Social, além de aulão de ritmos no Complexo Esportivo, ação que acontece em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer do município.
 
As Unidades Básicas de Saúde também promovem, durante o mês e sempre às 9h, rodas de conversa sobre a importância dos exames preventivos, importância do papanicolau e outros métodos de prevenção do câncer de colo de útero, com o apoio da Unifaccamp.
 
E os exames de mamografia, transvaginal e ultrassom das mamas seguem sendo oferecidos com livre demanda. Para solicitar a realização de algum deles, basta comparecer à uma Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, fazer o pedido junto ao profissional de saúde e comparecer no local, dia e horário agendado, para a realização do exame.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp