14/10/2023 às 12h37min - Atualizada em 14/10/2023 às 12h37min

Parceria em Paris promove reindustrialização do Brasil baseada na transição energética

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirma que união dos esforços do MME e do BNDES permitirá a reindustrialização do país de forma justa e inclusiva.

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação/Ministério de Minas e Energia (MME)
O Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, reforçaram as bases de atuação conjunta para promover a reindustrialização do Brasil baseada na transição energética. Os dois participaram do Fórum Esfera, em Paris, onde apresentaram os potenciais do Brasil para investidores de todo o mundo. 
 
Alexandre Silveira reforçou a importância de garantir linhas de financiamento do BNDES para promover a transição energética, em linha com as políticas públicas do Ministério de Minas e Energia (MME).
 
“A união dos esforços do MME e do BNDES permitirá a reconstrução da indústria no Brasil, no contexto da grande oportunidade de se estabelecer uma transição energética justa e inclusiva, gerando empregos e oportunidades para a nossa população”, afirmou Alexandre Silveira. 
 
De acordo com o ministro, nesse contexto, se destaca a necessidade de se financiar a mobilidade sustentável de baixo carbono, a produção de combustível sustentável de aviação, diesel verde e tecnologia de captura e estocagem geológica de carbono, medidas que estão propostas no Projeto de Lei do Combustível do Futuro, encaminhado ao Congresso Nacional em setembro.
 
O MME também quer priorizar mecanismos para produção de hidrogênio de baixo carbono, em especial para aproveitar o incremento da oferta de energia eólica e solar do Nordeste do país.
 
Aloizio Mercadante afirmou que a parceria será fundamental para o desenvolvimento do país. “O BNDES trabalha para viabilizar as políticas públicas de transição energética, alinhado aos objetivos da política energética nacional”, disse. 
 
O encontro ocorreu durante o Fórum Esfera, em Paris, capital francesa, durante evento que discute a parceria entre os dois países e que propôs reflexões sobre importantes áreas para o desenvolvimento do Brasil.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp