13/10/2023 às 15h29min - Atualizada em 13/10/2023 às 15h29min

Governo federal enviará 149 brigadistas como reforço para combate aos incêndios florestais no Amazonas

Marina Silva e Waldez Góes concederam entrevista coletiva nesta sexta-feira (13).

Redação
Agência Gov
Foto: Vitor Vasconcelos/Audiovisual/Presidência da República
A ministra do Meio Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva, e o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, concederam entrevista coletiva nesta sexta-feira (13) para detalhar as ações do Governo Federal para combate aos incêndios florestais no Amazonas.
 
Também participaram da agenda os presidentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires; o diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública, do Ministério da Saúde, Marcio Garcia; além de representantes do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI) e da Defesa Civil/MIDR.
 
De 2019 a 2023, 73,5% dos focos de incêndio no Amazonas ocorreram em áreas já desmatadas e 55% em áreas recém desmatadas. A redução do desmatamento é uma das ações mais importantes para redução de focos de incêndio.
 
Entre as medidas anunciadas para combate aos incêndios florestais no Amazonas, estão:
  • Emprego de 289 brigadistas (reforço de 149);
  • Doação de 200 kits de equipamentos para brigadistas;
  • Disponibilização de 2 helicópteros;
  • Campanha de utilidade pública para prevenção dos incêndios florestais;
  • Intensificação da fiscalização e responsabilização dos infratores; e
  • Apoio com equipe especializada para resgate de fauna.
Abaixo, medidas preventivas:
  • Modelo e valor de até R$ 35 milhões de projeto pré-aprovado para prevenção e combate a incêndiospara Corpo de Bombeiros no Fundo Amazônia;
  • Encaminhamento à Câmara Técnica de Destinação de Terras Públicas Rurais Federais do MDA para destinação de três milhões de hectares de florestas públicas federais no Amazonas para UCs, TIse concessões florestais;
  • Estimativa de investimentos da ordem de R$ 30 milhões do Programa União com Municípios para municípios prioritários do Amazonas; e
  • Ações para monitoramento da qualidade do ar, inventário e plano estadual de controle de emissões atmosféricas (PPCDAm).
Confira todas as ações do Governo Federal de combate aos incêndios florestais
 
Em setembro, o estado registrou o segundo maior número de focos de queimadas para o mês desde o início da série histórica, em 1998. Nesta quinta-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), se reuniu com ministros para tratar do tema, entre outros assuntos.
 
“Me reuni, por videoconferência, com ministros para tratar da situação das fortes chuvas em Santa Catarina, bem como da seca e das queimadas que afetam o Amazonas. Assim como fizemos com o Rio Grande do Sul, temos dedicado atenção especial a esses estados, com a presença de técnicos, secretários, ministros, repasses de recursos e muito diálogo”, disse.
 
O presidente informou, ainda, ter determinado aos ministros que todas as equipes estejam mobilizadas e à disposição dos governos estaduais e das prefeituras. “O Governo Federal está atento, presente e atuando para atender a população e remediar os danos causados pelos extremos climáticos”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp