13/03/2020 às 16h07min - Atualizada em 13/03/2020 às 16h07min

A filosofia explica Bolsonaro

Com clareza, humor e sem medo do confronto, Paulo Ghiraldelli usa a filosofia para tentar explicar um presidente que tem o desgoverno como modo de governar.

Com clareza, humor, coragem e um olhar sempre crítico - foi feroz opositor também ao governos de Lula, Dilma e Temer -, o filósofo Paulo Ghiraldelli tenta agora explicar a lógica de um presidente que subverteu todos os padrões tradicionais de governar e fazer política. Impetuoso na forma e polêmico no conteúdo, ele disseca, em capítulos ágeis e breves, os atos e, sobretudo, os personagens que protagonizam talvez a mais profunda ruptura com os padrões tradicionais a que assistimos na história política e cultural brasileira.

Além do próprio presidente e seu amor pelo caos, do ministro vaidoso e ambicioso Sérgio Moro e do guru terraplanista Olavo de Carvalho, ele analisa os filhos do capitão (conhecidos como 01, 02 e 03), o MBL, o ministro Paulo Guedes e seu neoliberalismo singular, o “chanceler olavete” Ernesto Araújo, os militares de Bolsonaro (ou o Bolsonaro dos militares)… Sem esquecer os temas que mais mobilizam a cabeça - e a raiva - do presidente e seus seguidores: a educação, o meio ambiente, a cultura e, claro, o ex-presidente Lula, a esquerda e o comunismo, alvos costumeiros da direita bolsonarista.

Autodeclarado de esquerda, mas sem vínculos partidários e, acima de tudo, mantendo sempre uma consciência crítica em relação às próprias esquerdas, especialmente ao PT, Ghiraldelli acredita que qualquer mudança positiva só é possível a partir do pensamento, da reflexão, da capacidade de enxergar o mundo criticamente. É sob esse prisma que ele escreve também a respeito de temas diversos e polêmicos como, entre outros, a agressividade do que chama de “direita hormonal”, a tal “ideologia de gênero” e a selvageria em relação ao meio ambiente. Ao fim, faz uma defesa do conhecimento e do saber num país cujo presidente é, em sua visão, uma criatura com horror às artes e à ciência.

Paulo Ghiraldelli apresenta um texto destinado a todos os tipos de leitores - ou, pelo menos, a todos aqueles que estão dispostos a pensar. Até porque, em suas próprias palavras, ele escreve “para radicalizar, polarizar, criar conflitos”. Seus objetivos com este novo livro certamente serão alcançados: A filosofia explica Bolsonaro vai ampliar a conversação política no Brasil e também a lista de leitores, amigos e inimigos do autor.

Ficha técnica

ISBN: 978-85-7734-686-8

Formato: 14 x 21 cm

Número de páginas: 128

Ano de lançamento: 2019

Gênero: não ficção, filosofia, política, ciências sociais

Sobre o autor

Paulo Ghiraldelli Júnior é filósofo e escritor. Doutor e mestre em Filosofia pela USP em Filosofia da Educação pela PUC-SP, obteve seu pós-doutorado pela UERJ na área de Medicina Social (Estudos sobre Corpo e Subjetividade) e sua livre-docência pela Unesp (História da Educação), onde também atuou como professor titular concursado (Filosofia da Educação). Trabalhou como pesquisador na Nova Zelândia e nos Estados Unidos. Bacharelou-se em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP) e licenciou-se em Educação Física pela Escola de Educação Física de São Carlos, incorporada pela UFSCar. Atualmente, dirige o Centro de Estudos em Filosofia Americana. Mantém um canal no YouTube e o site www.ghiraldelli.pro.br.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp