11/10/2023 às 14h40min - Atualizada em 11/10/2023 às 14h40min

Segunda aeronave com brasileiros decola de Israel com 214 brasileiros, um cachorro e três gatos

Voo terá duração de 14 horas e tem como destino a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro – RJ. Mais de 2,7 mil brasileiros manifestaram intenção de retornar ao país.

Redação
Agência Gov
Foto: FAB/GovBr – Voo que partiu de Israel nesta quarta-feira (11) foi o primeiro em que os animais domésticos puderam ser embarcados, a partir da facilitação de procedimentos articulada pelo Governo Federal
Duzentos e quatorze brasileiros, um cachorro e três gatos. Essa é a lista de passageiros do segundo voo de repatriação da Força Aérea Brasileira de Israel rumo ao Brasil. A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) decolou de Tel Aviv às 12h30 (de Brasília). Serão 14 horas de deslocamento até a Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro – RJ. A repatriação integra a Operação Voltando em Paz, deflagrada pelo Governo Federal desde sábado, 7/10, quando teve início a escalada de violência que envolve Israel e o povo palestino.
 
Na madrugada desta quarta-feira, o primeiro dos aviões da FAB chegou ao Brasil pela Base Aérea de Brasília com 211 passageiros. A operação de repatriação envolve intensas articulações do Ministério das Relações Exteriores para levantar o número de brasileiros com interesse de retornar ao Brasil neste momento. O Itamaraty também apura com o governo israelense as condições de saúde dos brasileiros que ainda não foram encontrados e define a lista de prioridades para embarque e traslados terrestres dentro de Israel para cidadãos brasileiros.
 
“Nosso objetivo é trazer todos de volta. Ainda temos cerca de 2.500 brasileiros em Israel e 50 brasileiros na Faixa de Gaza até o momento. Estaremos sempre aqui para receber os outros que chegarão. E estamos prontos com o nosso gabinete de crise, atentos a acompanhar todos os que estão na região do conflito”, afirmou a ministra substituta do Ministério das Relações Exteriores na chegada dos brasileiros na capital federal.
 
Mais tarde, num briefing para a imprensa, o Itamaraty atualizou o número de brasileiros que manifestaram interesse pelos formulários online de repatriação. Segundo Aloyzio Mares Dias, diretor do Departamento de Comunidades Brasileiras e Assuntos Consulares do Ministério das Relações Exteriores, um total de 2,7 mil brasileiros preencheu os formulários. Desses, 425 já chegaram ou embarcaram rumo ao Brasil. Há, ainda, casos de duplicidade nas listas, que estão sendo filtradas pelo Governo Federal. Mares Dias explicou de que forma estão sendo priorizados os passageiros.
 
“Em termos de priorização, são sobretudo não residentes israelenses que estão sem passagem, que estão em hotel, aguardando voo, que não tem os mesmos meios que os residentes para permanecerem no país. Além disso, naturalmente, os grupos vulneráveis: mulheres grávidas, crianças, idosos. Essa lista vai ser reduzida ao longo do tempo, e vamos trazer todos de volta”, afirmou Mares Dias.
 
Segurança
O Brasil assumiu a Presidência rotativa do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em outubro e convocou reunião para condenar as ações violentas do Hamas contra Israel e tentar criar condições para que os lados cheguem no mais breve período possível a uma possibilidade de cessar fogo e a uma solução negociada para o conflito.
 
Nesta quarta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez, ainda, um apelo em defesa das crianças palestinas e israelenses. “É preciso que Israel cesse o bombardeio para que as crianças palestinas e suas mães deixem a Faixa de Gaza através da fronteira com o Egito. É preciso que haja um mínimo de humanidade na insanidade da guerra. É urgente uma ação humanitária internacional. É urgente um cessar fogo em defesa das crianças israelenses e palestinas”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp