10/10/2023 às 17h59min - Atualizada em 10/10/2023 às 17h59min

Primeiro voo de repatriação de brasileiros decola de Israel, com 211 passageiros

Aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) partiu na tarde desta terça-feira (10). Previsão de pouso em Brasília – DF é para a madrugada de quarta-feira (11).

Redação
Agência Gov
Foto: Divulgação/Força Aérea Brasileira (FAB) e GovBR
O governo brasileiro anunciou que o primeiro voo de repatriação de nacionais brasileiros decolou de Tel Aviv, em Israel, às 14h12, segundo horário de Brasília, desta terça-feira (10), com 211 passageiros a bordo. O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) deve pousar em Brasília – DF no início da madrugada de quarta-feira (11), por volta de 4h.
 
A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) havia pousado em Tel Aviv nesta manhã, às 9h41, pelo horário de Brasília, e às 15h41 no horário local. A segunda aeronave KC-30 (Airbus A330 200) pousou em Roma, na Itália, às 8h05 desta terça-feira, pelo horário local, e deve seguir para Tel Aviv ainda hoje.
 
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou em uma rede social que “o governo federal está atento e trabalhando para trazer de volta todos os brasileiros que solicitarem, bem como para fazer todo o possível para o processo de paz na região”.
 
Ainda nesta terça será enviada para Israel a terceira aeronave brasileira, modelo KC-390 Millennium (Embraer). A decolagem está prevista para ocorrer às 16h, da Base Aérea de Brasília (BABR). O destino inicial é Roma, capital da Itália, de onde prosseguirá para Israel. Outros cinco voos estão previstos até o próximo domingo (15).
 
A Embaixada em Tel Aviv continua recebendo, por meio de formulário, os dados de brasileiros interessados em repatriação. Os candidatos à repatriação estão sendo acomodados em listas de prioridade. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar.
 
O Escritório de Representação em Ramalá segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região. A Embaixada do Brasil no Cairo, por sua vez, segue em contato com as autoridades egípcias para verificar a viabilidade da passagem segura para o Egito dos nacionais interessados em serem retirados da Faixa de Gaza.
 
“O Governo brasileiro reitera sua recomendação de se evitar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região”, destacou o Ministério das Relações Exteriores (MRE), em nota.
 
Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com WhatsApp, permanecem em funcionamento para atender nacionais em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp