05/10/2023 às 15h45min - Atualizada em 05/10/2023 às 15h45min

Relatório da PF aponta que Moro solicitou ‘grampo contra presidente do Tribunal de Contas do Paraná

A versão de Moro é que ele nunca demandou gravações contra autoridades com foro de prerrogativa de função. No entanto, os documentos mostram o contrário.

Redação
Portal g1
Foto: Pedro França/Agência Senado
Uma investigação em curso no Supremo Tribunal Federal (STF) revelou que Heinz Georg Herwig, então presidente do Tribunal de Contas do Paraná, foi alvo de escutas telefônicas autorizadas pelo ex-juiz Sergio Moro, conforme indicado em um relatório de inteligência da Polícia Federal anexado ao processo. As escutas foram realizadas por meio de equipamentos aprovados judicialmente e direcionadas a Herwig, enquanto ele estava sob investigação. As informações são da jornalista Daniela Lima, do Portal g1.
 
Herwig foi alvo dessas escutas devido à sua conexão com Tony Garcia, um ex-colaborador da Justiça do Paraná que estava sendo investigado por suposta gestão fraudulenta no consórcio Garibaldi. Este consórcio, que negociava veículos e imóveis, foi acusado por Moro de prejudicar mais de 4 mil pessoas.
 
As evidências presentes no relatório confirmam que Herwig foi grampeado como parte das investigações relacionadas a essas atividades supostamente fraudulentas.
 
A versão de Moro é que ele nunca demandou gravações contra autoridades com foro de prerrogativa de função. No entanto, os documentos mostram o contrário. Em entrevista a Lima nesta quinta-feira (5), Moro tentou negar as informações atacando o governo do presidente Lula, alegando ser vítima de “perseguição”.
 
Garcia não economizou palavras ao reagir às declarações de Moro. “O MELIANTE COVARDE @SF_Moro CULPA @LulaOficial PARA SE DEFENDER DO INDEFENSÁVEL!!! Acuado por seus crimes, o patife alega desconhecimento sobre o conteúdo de UMA HORA DE CONVERSA COMIGO gravada pela @policiafederal. Alega PRESCRIÇÃO desses crimes”, escreveu o delator na rede social X.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp