04/10/2023 às 11h08min - Atualizada em 04/10/2023 às 11h08min

Brasil tem GT para ser candidato à sede da Copa de Futebol Feminino

Grupo de Trabalho tem a competência de garantir o cumprimento do caderno de encargos da FIFA para o país ter condições de receber o próximo Mundial feminino.

Redação
Agência Gov
Foto: Thais Magalhães/CBF
O Governo Federal oficializou a criação de um Grupo de Trabalho para coordenar as ações da candidatura do Brasil a sediar a próxima edição da Copa do Mundo de Futebol Feminino, em 2027. O Decreto nº 11.724, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (4).
 
A principal função do GT é garantir o cumprimento de uma série de exigências previstas no caderno de encargos da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para os países que se candidatam a receber o Mundial.
 
Como organizar uma Copa do Mundo transcende o âmbito esportivo e exige ações específicas em diferentes campos, estão previstas as participações de dezenas de pastas do Governo Federal no GT, sob coordenação do Ministério do Esporte. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) será convidada permanente para as reuniões.
 
Algumas das pastas envolvidas são os ministérios da Saúde, da Educação, da Justiça e Segurança Pública, da Defesa, das Comunicações, das Cidades, dos Direitos Humanos e da Cidadania, das Mulheres, de Portos e Aeroportos, do Turismo, da Igualdade Racial, dos Transportes, do Trabalho e Emprego e das Relações Exteriores.
 
Sem Remuneração
As atividades do GT são consideradas prestação de serviço público relevante e não haverá remuneração aos integrantes. Pelo texto publicado no Diário Oficial, as atividades do GT têm prazo de duração prevista de 180 dias.
 
Quatro Candidaturas 
O Brasil compete com outras três candidaturas pelo direito de sediar o Mundial de 2027. Também estão no páreo a África do Sul e duas propostas conjuntas: uma da Europa, com Alemanha, Bélgica e Holanda, e outra de Estados Unidos e México. A decisão está prevista para o 74º Congresso da FIFA, previsto para maio de 2024.
 
Inédito 
O Brasil nunca sediou um Mundial feminino e a equipe nacional ainda busca um título inédito na competição. Na edição disputada este ano, na Austrália e na Nova Zelândia, o título ficou com a equipe da Espanha. Os Estados Unidos são os maiores campeões do torneio, com os títulos conquistados em 1991, 1999, 2015 e 2019.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp