01/10/2023 às 14h44min - Atualizada em 01/10/2023 às 14h44min

Campanha “Envelhecer é o Nosso Futuro” marca os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa

Campanha do MDHC, em parceria com a Secom, apresenta vídeos e postagens nas redes sociais para promover os avanços e desafios do Estatuto; material fará alusão ao Dia Nacional e Dia Internacional da Pessoa Idosa.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Banner da Campanha sobre os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa/ Divulgação Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), em parceria com a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, lança neste domingo, 1º de outubro, a campanha “Envelhecer é o Nosso Futuro” para promover os 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa e os dias Internacional e Nacional da Pessoa Idosa, celebrados na data de hoje. O objetivo é dar visibilidade – por meio de cards, vídeos nas redes sociais e reportagens especiais – às ações voltadas para essa parcela da população.
 
As peças da campanha serão divulgadas nas redes oficiais do MDHC (YoutubeInstagramFacebook e Twitter) e irão informar, em linguagem simples, o conteúdo do Estatuto e os direitos assegurados às pessoas com mais de 60 anos no país como forma de conscientizar o público sobre o envelhecimento, o aumento da população idosa, os desafios e avanços obtidos após a promulgação da lei.
 
Como parte das entregas da campanha, está a edição comemorativa do Estatuto, atualizado e em formato digital que já está disponível para o acesso da população.
 
Acesse aqui e baixe em PDF o Estatuto da Pessoa Idosa atualizado
 
Para o secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, ao longo dos 20 anos do Estatuto o Brasil permitiu que mais pessoas pudessem envelhecer com mais saúde e tranquilidade.
 
“Hoje vemos um aumento substancial da presença de pessoas idosas na composição da nossa sociedade e isso traz a felicidade de entender que as políticas públicas vigentes foram capazes de garantir saúde, assistência social e participação para que muitas pessoas pudessem envelhecer”, explica o gestor.
 
Além dos conteúdos digitais, a campanha irá contemplar, nas próximas semanas, uma série de reportagens em texto no site do MDHC de valorização da pessoa idosa, destaque dos principais avanços do Estatuto da Pessoa Idosa e das realizações do governo federal voltadas a esse público e no combate a violações de direitos.
 
Alexandre da Silva ressalta ainda que a campanha é uma oportunidade de chamar atenção da sociedade para compreender novas perspectivas.
 
“Precisamos entender o nosso cenário atual do envelhecimento, conhecer novas soluções, resgatar soluções vindas de grupos específicos, dos nossos mais velhos, das nossas ancestralidades, mas também compreender novas demandas de um mundo cada vez mais conectado, das novas relações de trabalho, de pessoas de várias gerações”, pontuou.
 
“A longevidade está cada vez mais presente em nosso país e é importante que a gente possa garantir para as pessoas que estão envelhecendo, não só a vitalidade, mas também um propósito de vida renovado”, conclui Alexandre da Silva.
 
Seminário em Brasília 
Para marcar as datas, o MDHC fará um seminário na próxima terça-feira (3), organizado pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa (SNDPI) da pasta. O evento ocorre a partir das 9h no auditório Ana Paula Crosara, do Edifício Parque Cidade Corporate.
 
Data Histórica 
Além de ser reconhecido como data da sanção do Estatuto da Pessoa Idosa pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante seu primeiro mandato em 2003, o 1º de outubro também marca o Dia Nacional da Pessoa Idosa e o Dia Internacional da Pessoa Idosa, após decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1990.
 
Serviço
Seminário: Envelhecer é o nosso futuro: 20 anos do Estatuto da Pessoa Idosa
Data: 3 de outubro de 2023 (terça-feira)
Horário: das 9h às 18h
Local: Auditório Ana Paula Crosara – Edifício Parque Cidade Corporate – Torre A – 8º Andar – Brasília – DF
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp