30/09/2023 às 10h37min - Atualizada em 30/09/2023 às 10h37min

São Paulo – SP e Fortaleza – CE terão catraca livre para eleições do Conselho Tutelar neste domingo (1º)

Decisão foi tomada após recomendação do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC); objetivo é garantir a todos o direito de votar.

Redação
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
As prefeituras de São Paulo – SP e Fortaleza – CE garantiram, nesta sexta-feira (29), a gratuidade dos ônibus para as eleições do Conselho Tutelar, que acontecem no domingo (1º).
 
Na capital paulista, a gratuidade estará em vigor entre 7h e 18h. Já em Fortaleza, o ônibus será de graça entre 6h e 18h. A votação ocorre entre 8h e 17h em ambas as cidades.
 
Já as prefeituras de Campo Grande – MS e Porto Alegre – RS anunciaram que não vão aderir ao passe livre. As demais capitais não haviam divulgado decisão a esse respeito até a noite desta sexta-feira.
 
Na quarta-feira (27), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) pediu às prefeituras que adotassem o passe livre para garantir o comparecimento às urnas. A pasta solicitou que as cidades mantivessem o transporte público coletivo usual e que adotassem linhas especiais para regiões mais distantes dos locais de votação.
 
Eleições
A votação para o Conselho Tutelar acontece de maneira unificada em todo o país neste domingo. Podem participar todos os eleitores em situação regular. O comparecimento é facultativo. É possível votar em até cinco candidatos.
 
Embora o pleito utilize a mesma estrutura eleitoral das eleições para governo federal, estados e municípios, os locais de votação podem não ser os mesmos. Isso porque a participação costuma ser menor, e algumas zonas serão reunidas em um só local. 
 
As informações sobre locais de votação de cada cidade podem ser obtidas nos sites e canais de atendimento das prefeituras e dos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente da região. Nesses mesmos órgãos, também é possível conhecer os candidatos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp