29/09/2023 às 20h26min - Atualizada em 29/09/2023 às 20h26min

Veículos escolares poderão usar algumas faixas exclusivas de ônibus em Belo Horizonte – MG

Os testes serão realizados até 31 de dezembro e os veículos estão autorizados a trafegar pelas faixas exclusivas nos dias úteis e nos horários das 5h30 às 7h30, das 11h30 às 13h30 e das 16h30 às 19h30.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
A partir desta segunda-feira (2), os veículos do transporte escolar credenciados pela Prefeitura de Belo Horizonte – MG poderão trafegar, em caráter de teste, nas faixas exclusivas para ônibus das avenidas Dom Pedro II, Presidente Carlos Luz e Antônio Abrahão Caram.
 
Os testes serão realizados até 31 de dezembro e os veículos estão autorizados a trafegar pelas faixas exclusivas nos dias úteis e nos horários das 5h30 às 7h30, das 11h30 às 13h30 e das 16h30 às 19h30.
 
Regras para o uso das faixas exclusivas
Para transitar nas faixas exclusivas, os veículos do transporte escolar devem cumprir as seguintes condições:
  • Somente os veículos cujas rotas de trabalho no transporte de escolares incluam as avenidas Pedro II, Carlos Luz e Abrahão Caram poderão circular pelas faixas exclusivas desses corredores. 
  • Os veículos não poderão embarcar e desembarcar passageiros nas faixas exclusivas, a exemplo do que já ocorre com o serviço de táxi; 
  • Os veículos devem estar devidamente caracterizados como escolares; 
  • Os veículos só poderão trafegar nas faixas exclusivas com a presença de alunos, ou seja, caracterizando efetivamente o serviço de transporte de escolares; 
  • Somente os veículos escolares vinculados ao município de Belo Horizonte, devidamente cadastrados na Sumob, poderão trafegar nas faixas exclusivas.
As orientações e regras sobre os testes de circulação de veículos do transporte escolar nas faixas exclusivas para ônibus serão publicadas na Portaria Conjunta SUMOB/BHTRANS 035/2023, no Diário Oficial do Município deste sábado (30).
 
O transporte escolar de Belo Horizonte possui 2.091 permissões e autorizações registradas no sistema.
 
Carros e Táxis nas faixas exclusivas de ônibus
Em Belo Horizonte, os táxis municipais e conveniados podem trafegar em faixas e pistas exclusivas de ônibus, todos os dias. Já os demais veículos, podem utilizar algumas das faixas exclusivas da capital a partir das 14h, aos sábados, e nos domingos e feriados o dia todo, conforme legislação vigente.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp