29/09/2023 às 16h23min - Atualizada em 29/09/2023 às 16h23min

Em São Paulo – SP, hortaliças lideram queda de preço na Ceagesp em agosto

Batata, alface e cenoura tiveram variação negativa superior a 10%, segundo pesquisa realizada pela Conab na capital paulista e em outras dez cidades.

Redação
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República
Foto: Tania Rêgo/Agência Brasil
As hortaliças tiveram expressiva queda de preços na Central de Abastecimento de São Paulo – SP, a Ceagesp, no período de julho para agosto. A cenoura (-15,09%), a batata (-12,43%) e a alface (-11,12%) registraram as mais altas variações negativas do período. A cebola também registrou queda de -3,70%.
 
Das cinco hortaliças pesquisadas pelo Boletim do Programa de Modernização do Mercado Hortigranjeiro publicado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), apenas o tomate mostrou variação positiva em São Paulo, de 4,58%.
 
Entre as frutas pesquisadas, o mamão (-35,89%) teve variação negativa no estado de julho para agosto. A banana (8,43%), laranja (8,29%), maçã (6,86%) e a melancia (6,06%) tiveram variação positiva no período analisado.
 
Queda Nacional
Na média ponderada levando em conta 11 centrais de abastecimento nas cinco regiões do país, alface, batata, cebola, cenoura e tomate registraram movimento de redução nos valores de julho para agosto.
 
A batata foi a que mais barateou no período, com queda de preços unânime em todas as Ceasas. A média ponderada decresceu 25,35% em relação a julho. O motivo seria a intensificação da safra de inverno, que manteve a oferta em patamares elevados. Pela quarta vez no ano, a quantidade comercializada nas 11 centrais consideradas ultrapassou a marca de 100 mil toneladas, 1,2% acima do total de julho.
 
A alface também seguiu a lista dos mais acessíveis, apresentando pelo terceiro mês consecutivo a tendência declinante. Em agosto, a média ponderada caiu 19,61% em relação a julho. Já a comercialização subiu 9% no mesmo período. Ressalte-se que em junho e julho a oferta do produto nos mercados atacadistas analisados foi a menor do ano e a recuperação de agosto está ligada às temperaturas mais elevadas em quase todo o país.
 
A cenoura, cebola e tomate, embora com menores índices, também decresceram na média ponderada em -7,97%, -6,56% e -2,56%, respectivamente. No caso da cenoura, um fator preponderante para a queda unânime de preços foi a boa performance de todas as áreas produtoras, não pressionando a oferta mineira, principal abastecedora das Ceasas.
 
A cebola também apresentou grande oferta nas Ceasas, o que justificou as cotações menores. Já o tomate, embora também tenha tido declínio, não foi uniforme, em função da variação de oferta local, proporcionando dentro do mês movimento decrescente na primeira quinzena e altista na segunda. As variações de temperatura, atrasando ou acelerando a maturação, explicam os preços oscilantes.
 
Os dados estatísticos do Boletim Prohort da Conab são levantados nas Centrais de Abastecimento em São Paulo – SP, Belo Horizonte – MG, Rio de Janeiro – RJ, Vitória – ES, Curitiba – PR, São José – SC, Goiânia – GO, Recife – PE, Fortaleza – CE, Rio Branco – AC e Brasília – DF.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp