26/09/2023 às 13h05min - Atualizada em 26/09/2023 às 13h05min

Heleno mente à CPMI ao dizer que Cid não participava de reuniões de Bolsonaro com as Forças Armadas

Imagem publicada pelo Palácio do Planalto mostra o tenente-coronel Mauro Cid atrás do ex-chefe do GSI em uma “reunião” de Bolsonaro com os comandantes das Forças Armadas.

Redação
Jornal O Globo
Foto: Marcos Corrêa/Presidência da República
O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Jair Bolsonaro (PL), negou em depoimento à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas, nesta terça-feira (26), que o ex-ajudante de ordens do ex-mandatário, tenente-coronel Mauro Cid, tenha participado de reuniões entre Bolsonaro e os comandantes das Forças Armadas. No entanto, uma imagem oficial do Palácio do Planalto divulgada no site de imagens Flickr desmente a afirmação do general, considerado um dos braços direitos do então mandatário, que contrapõe essa afirmação.
 
“Eu quero esclarecer que o tenente-coronel Mauro Cid, ele não participava de reuniões, ele era o ajudante de ordens do presidente da República. Não existe essa figura do ajudante de ordens sentar numa reunião dos comandantes de Força e participar da reunião. Isso é fantasia. Isso é fantasia. E a mesma coisa é essa delação premiada, ou não premiada, do Mauro Cid... Estão apresentando trechos dessa delação e me estranha muito, porque a delação está ainda sigilosa, ninguém sabe o que o Cid falou”, disse Heleno à CPMI.
 
Na imagem publicada pelo Planalto, é possível ver Bolsonaro acompanhado dos comandantes da Marinha, Exército e Aeronáutica, além do próprio general Heleno, e, logo atrás dele, o tenente-coronel Mauro Cid.
 
Quando confrontado com a imagem pelo deputado Rogério Correia (PT), Heleno tentou se defender: “quando o presidente precisava que um órgão de inteligência participasse da reunião, ele me convocava. (...) Claro que ele [Mauro Cid] está escutando, mas ele não participa”.
 
A legenda da imagem detalha os participantes do evento: “Presidente da República, Jair Bolsonaro durante encontro com Fernando Azevedo, Ministro de Estado da Defesa; Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Júnior, Comandante da Marinha do Brasil; General de Exército Edson Leal Pujol, Comandante do Exército Brasileiro; Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, Comandante da Aeronáutica; Almirante Esq Cláudio Portugal de Viveiros, Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Interino, e Alte Esq Almir Garnier Santos, Secretário-Geral do Ministério da Defesa”.
 
Minimizar a delação de Mauro Cid faz parte da estratégia que Jair Bolsonaro e seus aliados definiram para se preservar das revelações feitas por Mauro Cid em sua delação premiada à Polícia Federal, segundo informou nesta terça-feira Bela Megale, do jornal O Globo. A tese adotada pelo ex-mandatário junto a interlocutores é que Cid não participava das reuniões que ele mantinha com os comandantes das Forças Armadas, devido à sua patente de tenente-coronel do Exército.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp