22/09/2023 às 13h00min - Atualizada em 22/09/2023 às 13h00min

Fundação Palmares lança edital bolsa de mobilidade cultural afro-brasileira

Serão concedidas 45 (quarenta e cinco) bolsas, em cota única, para realização de projetos de mobilidade cultural voltados a cultura afro-brasileira. As inscrições encerram-se no dia 09 de outubro de 2023.

Redação
Portal Brasil 61
Foto: Divulgação/Fundação Cultural Palmares
A Fundação Cultural Palmares, vinculada ao Ministério da Cultura, lançou o edital Bolsa e Mobilidade Cultural Afro-brasileira. A iniciativa vai promover a circulação de expressões culturais e ações de formação e intercâmbio cultural, no território nacional.
 
O edital contempla os segmentos das artes visuais, cênicas (dança, música e teatro) e integradas. Além de circo, história e tradição e cultura.
 
As inscrições no Bolsa e Mobilidade Cultural Afro-brasileira ficam abertas até nove de outubro e devem ser feitas pelo formulário disponível na página da fundação palmares, na internet.
 
A bolsa concede apoio financeiro para transporte dos agentes culturais, suas obras e materiais e ainda hospedagem e alimentação.
 
A diretora do departamento de fomento e promoção da cultura afro-brasileira da fundação cultural palmares, Edna Tomás Rodrigues, diz que é uma satisfação anunciar o lançamento do edital e fala do objetivo da iniciativa.
 
“É com muita satisfação que nós anunciamos o lançamento do edital bolsa mobilidade cultural afro-brasileira, uma iniciativa de grande importância para a fundação e para o MinC. Estou entusiasmada em compartilhar os detalhes deste programa que visa fortalecer, enriquecer nossa rica herança afro-brasileira no país. Sabemos que muitos agentes culturais em todo o brasil, frequentemente, solicitam apoio à fundação cultural palmares para realização dos seus projetos. Muitos projetos envolvem despesas com alimentação, hospedagem, transportes dos fazedores de cultura, que representam desafios significativos para a concretização dessas iniciativas tão importantes. É por isso que a bolsa mobilidade cultural afro-brasileira se torna fundamental”. 
 
De acordo com Edna, o objetivo do edital bolsa e mobilidade cultural afro-brasileira é proporcionar mobilidade, incentivar a troca de saberes e promover um intercâmbio cultural entre os fazedores de cultura afro-brasileiros de todo o país.
 
“Nosso objetivo é proporcionar mobilidade, incentivar a troca de saberes e promover um intercâmbio cultural entre os fazedores de cultura afro-brasileiros de todo o país. Queremos criar oportunidades para que esses talentosos agentes culturais possam levar adiante seus projetos, compartilhar suas experiências e enriquecer ainda mais a nossa herança afro-brasileira. O edital, assim como os meios de comunicação, para esclarecer dúvidas, estão disponíveis no site da fundação cultural palmares. Não deixem de se inscrever. Boa sorte a todos”. 
 
Podem concorrer pessoas físicas, brasileiras natas ou naturalizadas, maiores de idade, residentes no brasil e autodeclaradas negras (pretas ou pardas), com experiência no campo da cultura afro-brasileira. Membros de comunidades remanescentes de quilombo certificadas pela fundação cultural palmares, também com experiência no campo da cultura afro-brasileira. Agentes culturais autodeclarados negros (pretos ou pardos).
 
Já os grupos ou coletivos culturais, sem constituição jurídica, vão poder indicar um proponente responsável, em declaração assinada pelos integrantes.
O edital conta com investimento de R$ 825 mil, que serão distribuídos em 45 bolsas, sendo nove para cada uma das cinco regiões brasileiras.
 
São duas bolsas no valor de trinta mil reais para propostas de coletivos culturais e sete, no valor de quinze mil reais, para propostas de agentes culturais inscritos de forma individual. Os proponentes pertencentes a comunidades indígena, quilombola, cigana, circense, população nômade ou itinerante, estão dispensados de apresentar comprovação de endereço.
 
Os projetos podem ser inscritos de forma oral, em formato de vídeo, com o limite máximo de quinze minutos. Nesse caso, o vídeo deve conter apresentação, justificativa e plano de trabalho, de acordo com o roteiro proposto no edital. O objetivo é promover a circulação de expressões culturais e ações de formação e intercâmbio cultural no território nacional.
 
O formulário e outras informações estão disponíveis na página da Fundação Palmares.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp