21/09/2023 às 20h17min - Atualizada em 21/09/2023 às 20h17min

Alckmin recebe delegação chinesa no Palácio do Itamaraty

Membro do Comitê Permanente do Politburo chinês, Li Xi visita Brasil para fortalecer parceria estratégica entre os dois países.

Redação
Agência Gov
Foto: Cadu Gomes/Vice-Presidência da República
O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), no Palácio do Itamaraty, ao lado da ministra substituta das Relações Exteriores (MRE), embaixadora Maria Laura da Rocha, a delegação chinesa chefiada por Li Xi, membro do Comitê Permanente do Politburo do Partido Comunista da China. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (21).
 
No encontro, Alckmin e Li Xi destacaram a importância dos intercâmbios comerciais e da cooperação tecnológica entre os dois países. O vice-presidente preside a Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN), órgão que tem sido ferramenta essencial no adensamento das relações entre Brasil e China, consolidando uma parceria estratégica.
 
Principal mecanismo de diálogo regular entre Brasil e China, a COSBAN congrega 11 subcomissões: Política; Econômico-Comercial e de Cooperação; Econômico-Financeira; Indústria, Tecnologia da Informação e Comunicação; Agricultura; Temas Sanitários e Fitossanitários; Energia e Mineração; Ciência, Tecnologia e Inovação; Espacial; e de Cultura e Turismo; e Meio Ambiente.
 
A visita de Li Xi e comitiva antecede eventos previstos para 2024, ano marcado por duas datas simbólicas: os 50 anos de relações diplomáticas entre as duas nações e os 20 anos da criação da COSBAN.
 
Durante a audiência, o vice-presidente Alckmin reforçou o convite para que o presidente chinês, Xi Jinping, visite o Brasil no próximo ano, atendendo a um convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
 
Relações Brasil-China
Desde 2009, a China é o maior parceiro comercial do Brasil e uma das principais origens de investimentos em território nacional. Entre janeiro e julho de 2023, o fluxo total de comércio entre o Brasil e a China atingiu US$ 88,46 bi (+0,3% em relação ao mesmo período 2022). Os dados indicam superávit da ordem de US$ 29 bi (+34% em relação ao mesmo período do ano anterior).
 
Representando o Governo Federal, participaram também do encontro a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa; e o secretário-executivo adjunto do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Cleber Oliveira Soares.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp