12/09/2023 às 17h46min - Atualizada em 12/09/2023 às 17h46min

Escola da Prefeitura de Belo Horizonte – MG é uma das 3 melhores do mundo com projeto envolvendo a comunidade

A organização divulgou nesta terça-feira (12) que a escola integra o Top 3 da premiação.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Adão de Souza
Um projeto desenvolvido pela Escola Municipal Professor Edson Pisani, no Aglomerado da Serra, é finalista do Prêmio Melhores Escolas do Mundo, criado pela organização global T4 Education. Junto com alunos e moradores, a escola da Prefeitura de Belo Horizonte – MG desenvolveu a ação “+ Favela – Lixo”, trazendo soluções para o problema do descarte irregular de lixo. A organização divulgou nesta terça-feira (12) que a escola integra o Top 3 da premiação. 
 
A Escola Municipal Professor Edson Pisani concorre na categoria “Colaboração com a Comunidade”, e disputa a final com unidades dos Estados Unidos e da África do Sul. O primeiro colocado de cada categoria receberá US$ 50 mil para desenvolver o seu projeto.
 
A proposta surgiu de uma parceria da unidade de ensino de Belo Horizonte com a Escola de Arquitetura da UFMG para o debate com a comunidade sobre os problemas ocasionados pelo lixo.  As soluções foram construídas em trabalho realizado com os alunos da escola integrada – de 6 a 10 anos – e da EJA, na faixa etária entre 15 e 70 anos.
 
Dentre as medidas encontradas está a confecção e instalação gratuita para os moradores de placas ganchos/porta lixo. A estrutura é fixada em cada imóvel, com identificação do número da casa, para evitar que o lixo doméstico seja colocado em locais inapropriados e forme lixões.
 
Outra solução foi a criação de jardins em locais usados para descarte. A ação é acompanhada da instalação de lixeiras e conscientização dos moradores. Entulho das obras de construção passaram a ser usados para a fabricação de mini gabiões para a estabilização de terrenos na própria comunidade.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp