06/09/2023 às 17h43min - Atualizada em 06/09/2023 às 17h43min

Grendacc participa de ações para conscientizar a população sobre o câncer infantojuvenil

Durante todo o Setembro Dourado, o Hospital da Criança do Grendacc irá ressaltar a importância do diagnóstico precoce e do câncer infantojuvenil, com participações em campanhas presencialmente e online – por meio de suas redes sociais.

Redação
Foto: Setor de Quimioterapia – Atualmente, 25 crianças estão em tratamento efetivo no Hospital da Criança
Neste Setembro Dourado, o Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc) irá participar de diversas ações e campanhas para conscientizar a população – e a classe médica – sobre o câncer infantojuvenil e a importância do diagnóstico precoce, que aumenta em 80% as chances de cura. No dia 16 de setembro, uma equipe de saúde da instituição estará no Maxi Shopping Jundiaí, das 12h às 18h, divulgando o câncer infantojuvenil e seus principais sinais e sintomas, e a campanha “De Olho nos Olhinhos”, promovida por Daiana Garbin e Tiago Leifert. Essa campanha visa alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos. A filha do casal, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com retinoblastoma quando tinha 11 meses e ainda está em tratamento. (Leia mais sobre a campanha no quadro abaixo).
 
As ações começaram no dia 05, com uma participação do Grendacc na sessão da Câmara Municipal, durante a qual a médica oncologista pediátrica, Silvana Forsait, falou da importância de conscientizar a população, sobre os principais sinais e sintomas da doença e do trabalho realizado na instituição – que há 28 anos atende crianças e adolescentes com doenças oncológicas e hematológicas de Jundiaí e região.
 
Durante todo o mês, o Grendacc terá uma campanha efetiva em suas redes sociais sobre vários temas relacionados ao câncer infantojuvenil, como tratamento, tipos de câncer mais comum na infância, remissão, restrições dos pacientes oncológicos, os direitos da criança com câncer, entre outros. “A ideia é deixar a população bem-informada sobre o câncer e alertar pais e responsáveis sobre sinais e sintomas, pois o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento. E como costuma dizer nossa oncologista pediátrica, Arianne Casarim, só é possível dar o diagnóstico do câncer quando se pensa no câncer, por isso, todos devem ter conhecimento”, enfatiza Isabela Bastos Cardoso, membro da diretoria do Grendacc.
 

O Hospital da Criança também estará presente em outros dois eventos nacionais:
  • De 20 a 23/09 – 17º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade – em Fortaleza – CE. No dia 23 Vinícius Oliveira da Costa, voluntário da Capelania Evangélica do Grendacc irá palestrar sobre “Espiritualidade e Cuidados Paliativos na Atenção Primária”;
  • De 26 a 28/09 – 10º Congresso Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC). Será em formato híbrido, presencial, no WTC Events Center, em São Paulo e online, com transmissão ao vivo.
Tratamento humanizado, de qualidade e integral
O Hospital da Criança do Grendacc tem um índice de cura de 80%, o mesmo dos grandes centros de tratamento do país, e isso é motivo de orgulho para a instituição. Mas, apesar desses excelentes resultados, o câncer infantojuvenil ainda é a maior causa de mortalidade por doença em crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, portanto, falar sobre o assunto e a importância de estar atento aos principais sinais e sintomas da doença são essenciais. 

Confira quais são esses sinais e sintomas:
  • Febre persistente, de origem indeterminada, com tempo de evolução superior a 8 dias;
  • Perda de peso de mais de 10% nos últimos seis meses é um sinal de alerta;
  • Palidez;
  • Dores que deixam a criança mais irritada, com dificuldade para brincar, dormir e se alimentar;
  • Hematomas não associados a traumas;
  • Aumentos dos gânglios linfáticos;
  • Cefaleia (dor de cabeça) é um sintoma comum na infância, mas devemos ter atenção quando associada com sinais de alerta, como despertar noturno e vômitos.
Diante de um ou mais sintomas procure imediatamente um médico pediatra.
Atualmente, o Grendacc conta com 25 crianças e adolescentes em tratamento efetivo (fazendo quimioterapia ou radioterapia) e outros 155 em acompanhamento (passando por consultas e exames periodicamente).
 
No Hospital da Criança, os pacientes recebem um atendimento humanizado, de qualidade e integral, ou seja, além das consultas e da quimioterapia, eles podem realizar exames e receber o suporte da equipe multidisciplinar – formada por psicólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, assiste social.
 
Outro diferencial da instituição é a Equipe Canguru, formada por especialistas em cuidados paliativos: A médica oncologista Poliana Cristina Carmona Molinari, a psicóloga Ivy Alarcon Tavares e o voluntário da capelania evangélica Vinícius Oliveira da Costa. O cuidado paliativo visar promover a qualidade de vida dos pacientes e o objetivo é oferecer uma forma diferente de cuidar das crianças e adolescentes, olhando para o sofrimento deles.
 
De acordo com Arianne Casarim, ter uma equipe multidisciplinar trabalhando em conjunto com os oncologistas faz uma diferença positiva no tratamento dos pacientes oncológicos.
 
Campanha “De Olho nos Olhinhos”
O Hospital da Criança do Grendacc foi convidado para participar da 2ª edição da campanha “De Olho nos Olhinhos”, promovida por Daiana Garbin e Tiago Leifert nos dias 16 e 17 de setembro. A ação tem o objetivo de conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos.
 
Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma em sua filha Lua quando ele já estava num grau considerado avançado, por isso criarem a campanha com o intuito de promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância. Esta segunda edição da campanha estará presentem em diversos shoppings do Brasil, ao todo são mais de 60 cidades participantes, entre elas o Maxi Shopping Jundiaí.


Uma equipe de saúde do Grendacc estará no Maxi Shopping Jundiaí no sábado (16/09), das 12h às 18h, entregando folhetos sobre o retinoblastoma e sobre o Setembro Dourado (com os principais sinais e sintomas do câncer infantojuvenil) e esclarecendo as dúvidas do público.

Na edição online, durante os próximos meses, Daiana realizará lives em seu canal no Instagram (@garbindaiana) entrevistando médicos. O casal também está divulgando uma cartilha digital – disponível no site www.institucional.grendacc.org.br – sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp