05/09/2023 às 09h55min - Atualizada em 05/09/2023 às 09h55min

Coaf aponta suspeita de lavagem de dinheiro em movimentação financeira de Carla Zambelli

Relatório encaminhado pelo Coaf à CPMI dos Atos Golpista aponta movimentações suspeitas em conta do PayPal em nome da parlamentar.

Redação
Portal Metrópoles
Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou “suspeita de lavagem de dinheiro” em transações associadas à deputada federal bolsonarista Carla Zambelli (PL), de acordo com um Relatório de Inteligência Financeira (RIF) enviado à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos Atos Golpistas.
 
Segundo a coluna do jornalista Igor Gadelha, do Portal Metrópoles, as análises do Coaf se concentram nas atividades da conta pessoal do PayPal da parlamentar, através da qual ela recebeu doações do movimento “Nas Ruas”, do qual é fundadora.
 
O PayPal, conhecido por suas funções de processamento de pagamentos nacionais e internacionais, funciona como uma carteira digital. O Coaf, em seu relatório, afirma que as doações recebidas por Zambelli em sua conta do PayPal foram posteriormente transferidas para sua conta pessoal no banco Itaú.
 
“Sra. Carla Zambelli Salgado, atualmente deputada federal de São Paulo, utilizando sua conta PayPal pessoal para receber doações em favor da Associação ‘Movimento nas Ruas’. Sra. Carla é fundadora da associação. Visto que a conta PayPal deve ser utilizada para movimentação de recursos próprios, concluiu-se que as doações recebidas na conta PayPal da Sra. Carla caracterizam movimentação de recursos de terceiros, podendo indicar suspeita de lavagem de dinheiro”, diz um trecho do documento do Coaf, de acordo com a reportagem.
 
O período analisado pelo Coaf compreendeu transações ocorridas entre 3 de fevereiro de 2017 e 1º de julho de 2019, abrangendo a primeira campanha eleitoral de Zambelli para deputada federal, em 2018. Segundo o relatório, durante esse período, as transações nacionais em sua conta do PayPal totalizaram R$ 197,8 mil, enquanto as transações internacionais somaram R$ 683.
 
Em resposta às alegações, Carla Zambelli afirmou que recebeu doações como pessoa física e destacou que qualquer pessoa pode receber doações em dinheiro. Além disso, ela ressaltou que não utilizou sua conta PayPal por um longo período e que não está mais à frente do movimento “Nas Ruas” desde 2017, quando passou o comando para o empresário Tomé Abduch. Zambelli também questionou o vazamento das informações.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp