09/03/2020 às 20h03min - Atualizada em 09/03/2020 às 20h03min

Justiça condena dois homens por racismo e injúria racial contra a jornalista Maju Coutinho

Os condenados são Erico Monteiro dos Santos e Rogério Wagner Castor Sales. As penas variam de cinco a seis anos de reclusão em regime semiaberto, mais multa.

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) condenou nesta segunda-feira (9) dois homens acusados de racismo e injúria racial contra a apresentadora Maju Coutinho, da TV Globo.

Os homens, utilizando perfis falsos em redes sociais, acessaram a página da emissora e proferiram injúrias contra a jornalista, referindo-se a sua raça e cor. Eles também foram condenados por corrupção de menores por terem induzido três adolescentes à prática do mesmo crime.

A decisão foi assinada pelo juiz Eduardo Pereira dos Santos Júnior, da 5ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Nela, o juiz afirmou que “os réus, deveras, incitaram e induziram a discriminação e o preconceito de raça e cor”.

“O ataque racista, desse modo, não estaria restrito a um gueto ou ao submundo da internet no qual transitavam os acusados. Ao atacar figura pública emblemática, os réus visavam (e de alguma forma obtiveram) ampla repercussão de suas mensagens segregacionistas”, escreveu o juiz.

As penas variam de cinco a seis anos de reclusão em regime semiaberto e aplicação de multa. Os condenados são Erico Monteiro dos Santos e Rogério Wagner Castor Sales.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp