23/08/2023 às 12h41min - Atualizada em 23/08/2023 às 12h41min

Cia do Tijolo promove aula pública na Praça da República sobre a relação da educação com a arte

O premiado grupo de teatro de São Paulo promove um encontro para um diálogo coletivo sobre a educação e sua relação com a arte. Participação especial de Maria Valéria Rezende, que trabalhou com Paulo Freire, e da teóloga feminista Ivone Gebara.

Redação
Foto: Alécio César/Divulgação – Cia do Tijolo
Com um projeto que celebra o centenário de Paulo Freire, no dia 30 de agosto de 2023 (quarta-feira), às 15h, a Cia do Tijolo realiza uma aula pública gratuita com o tema “Ensinar e Aprender”, na Praça da República, em frente à Escola Caetano de Campo, no centro da cidade de São Paulo – SP. 
 
O encontro a céu aberto se dará através de uma grande aula aberta ao público, ministrada pela escritora Maria Valéria Rezende, com participação de Ivone Gebara e membros da Cia do Tijolo, e com tradução simultânea em Libras. 
 
Pensando na própria maneira freiriana (de Paulo Freire) de atuação no mundo, o encontro visa inspirar um debate sobre a educação e sua relação com a arte, mais especificamente com o teatro e seus desdobramentos. 
 
Um momento de troca de saberes e vivências entre as pessoas convidadas, artistas e público, em que as hierarquias possam se dar a partir do respeito e não da imposição. 
 
“Queremos criar uma ágora de descoberta e de compartilhamento de trajetórias e ideias baseada na horizontalidade de saberes”, comenta a Cia do Tijolo. 
 
Para isso, além de integrantes do grupo, que participarão conversando e cantando, serão convidadas educadoras que vivenciaram e vivenciam o caminho freiriano do ensino e da formação do ser.  
 

Como é o caso de Maria Valéria Rezende, que é pedagoga e trabalhou com o próprio professor Paulo Freire durante alguns anos de suas andanças em prol da alfabetização, além de ser autora do livro “O voo da guará vermelha” (Editora Objetiva, 2005), que foi publicado em Portugal, França e Espanha, e foi inspiração para o novo espetáculo do grupo que está sendo apresentado neste mês de agosto em instituições municipais para turmas de EJA e ETEC gratuitamente.
 
Formada em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia e Mestre em Sociologia, dedicou-se desde os anos 1960, à Educação Popular em diferentes regiões do Brasil e no exterior, tendo trabalhado em todos os continentes. E como autora foi vencedora por quatro vezes do Prêmio Jabuti, vencedora do Prêmio Casa de Las Américas (Cuba, 2017), do Prêmio São Paulo de Literatura, entre outros. 
 
Outra convidada da ação é a freira católica, escritora, filósofa e teóloga feminista Ivone Gebara, que é considerada uma das fundadoras da Teologia Feminista na América Latina. Ivone percebeu que a Teologia da Libertação, apesar de acolher os marginalizados, ainda não englobava a equidade de gênero, logo não contemplava as dores dessas mulheres. A partir desse momento, em consonância com as vozes dos movimentos feministas, ela propôs uma nova abordagem teológica desvinculada do jugo patriarcal, inclusiva e generosa com a história das mulheres.
 
Autora de mais de trinta livros publicados – entre eles Teologia ecofeminista: ensaio para repensar o conhecimento e a religião (1997) e Rompendo o silêncio: uma fenomenologia feminista do mal (2000) –, Ivone é doutora em Filosofia pela PUC-SP e em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovaine, na Bélgica, e foi professora no Instituto Teológico do Recife (ITER).
 
Ambas, Maria Valéria e Ivone são ligadas ao espectro da Teologia da Libertação – que desenvolve um trabalho com comunidades pelo Brasil e América Latina.
 

A ação faz parte do projeto “A Cabeça Pensa onde os Pés Pisam – celebrando Paulo Freire no seu centenário” contemplado na 37ª Edição do Programa de Fomento ao Teatro para a Cidade de São Paulo. Com este projeto, a Cia do Tijolo propõe um conjunto de ações articuladas para celebrar, homenagear e fazer justiça a Paulo Freire, às professoras e aos professores brasileiros. 
 
“Nosso patrono da educação é um dos pensadores brasileiros mais importantes, o mais reconhecido internacionalmente, um dos intelectuais mais citados em artigos acadêmicos, teses e dissertações mundo afora. Isso já seria motivo de sobra para cantarmos em verso e prosa a existência desse pernambucano eminente”, comenta a Cia do Tijolo. 
 
Informações: www.facebook.com/ciadotijolo,  www.instagram.com/ciadotijolowww.ciadotijolo.com.br
 
Serviço
Aula pública “Ensinar e Aprender”
Com Maria Valéria Rezende, Ivone Gebara e membros da Cia do Tijolo
Sinopse: O encontro visa inspirar um debate sobre a educação e sua relação com a arte, mais especificamente com o teatro e seus desdobramentos. Um momento de troca de saberes e vivências entre as pessoas convidadas, artistas e público, baseado no diálogo como um ato de criação conjunta. Duração: 90 minutos
Aberto ao público e gratuito
Acessibilidade: Tradução em Libras
Quando: 30 de agosto de 2023 (quarta-feira) – Horário: 15h
Onde: Praça da República, em frente da Escola Caetano de Campos – Centro – São Paulo – SP
Realização: Cia do Tijolo, Cooperativa Paulista de Teatro e Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp