21/08/2023 às 10h17min - Atualizada em 21/08/2023 às 10h17min

Olimpíadas Especiais Brasil reúne mil crianças em Jundiaí – SP para evento esportivo inclusivo

Em parceria com o Projeto Quebrando Barreiras, da Rexona, as atividades acontecem no dia 23 de agosto no Mundo das Crianças.

Redação
A parceria entre a Olimpíadas Especiais Brasil – organização internacional que há 36 anos promove no Brasil o desenvolvimento de pessoas com deficiência intelectual por meio do esporte – e a Rexona, com o Projeto Quebrando Barreiras, segue rendendo bons frutos. Desta vez, as duas instituições promovem o Festival de Escolas Unificadas para mil crianças de 11 escolas de Jundiaí – SP.
 
No festival, os alunos percorrem um circuito com 27 estações divididas entre atividades nas águas das fontes do local, práticas esportivas inclusivas (nas modalidades futebol, tênis, basquete e vôlei de praia) e brincadeiras ao ar livre.
O evento, que acontece no dia 23 de agosto, das 8h às 11h30, no Mundo das Crianças (Rodovia João Cereser, Pista Sul – KM 64+400 – Pinheirinho), é parte do Programa Escolas Unificadas, voltado para tornar o ambiente escolar um local acolhedor e inclusivo para crianças e jovens com e sem deficiência intelectual. O projeto desenvolve-se com a capacitação dos professores de educação física e demais membros da escola sobre como lidar com pessoas com deficiência e a metodologia do Esporte Unificado.
 
Sobre Olimpiadas Especiais Brasil
Projeto global sem fins lucrativos, a Special Olympics é um movimento mundial centrado no desporto, fundado em 1968 por Eunice Kennedy Shriver – irmã do 35º presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy. Trata-se de uma organização internacional criada para apoiar pessoas com deficiência intelectual a desenvolverem a sua autoconfiança, capacidades de relacionamento interpessoal e sentido de realização por meio do esporte.
Acreditada pela Special Olympics International, as Olimpíadas Especiais Brasil atuam nas seguintes modalidades esportivas: atletismo, águas abertas, basquete, bocha, ciclismo, futebol, natação, handebol, ginástica rítmica, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e judô, além dos Programas: Atleta Líder, Escolas Unificadas, Atletas Saudáveis, Atletas Jovens, Programa de Treinamento em Atividade Motora (MATP) e Famílias. Tendo o país quase seis milhões de pessoas com deficiência intelectual, as Olimpíadas Especiais Brasil possuem 44 mil atletas treinando.
 
Filosofia
A Special Olympics tem como filosofia dar oportunidade a todos os atletas, independentemente do nível de habilidade, promovendo diversas competições, nas mais diferentes regiões do mundo, durante todo o ano. O programa é conduzido por voluntários e por meio de treinamentos esportivos e competições de qualidade, melhora a vida das pessoas com deficiência intelectual e, consequentemente, a vida de todas as pessoas que as cercam.
 
Embaixadores
A Special Olympics conta, em nível local e global, com uma série de embaixadores que vestem a camisa do movimento e ajudam a levar adiante a causa. No Brasil, as OEB dispõem de nomes como os jogadores de futebol Cafu, Ricardinho, Romário, Zico, Lucas Moura e Willian Bigode, a jogadora de vôlei Jakie Silva, e as campeãs de nado sincronizado Bia e Bianca. No mundo, além de nomes importantes do esporte, com destaque para Michael Phelps, há artistas como Avril Lavigne, Brooklyn Decker Roddick, Charles Melton, Eddie Barbanell, Maureen McCormick, Chris Pratt e Katherine Schwarzenegger.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp