18/08/2023 às 16h44min - Atualizada em 18/08/2023 às 16h44min

“Operação Casa Limpa” do Ipem-SP detecta erros em 35% dos produtos de limpeza examinados em laboratório

Fiscais encontraram erros na quantidade de produtos, entre eles, álcool etílico e em gel, detergente, lava louça e tira manchas.

Redação
O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP), autarquia do Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, e órgão delegado do Inmetro, que tem como objetivo a proteção para o consumo, realizou nessa sexta-feira (18) a “Operação Casa Limpa” nos laboratórios de São Paulo – SP, Bauru – SP, Campinas – SP, Ribeirão Preto – SP e São Carlos – SP, com acompanhamento de representantes das empresas fiscalizadas, previamente convidados a presenciar os exames.
 
Os fiscais encontraram irregularidades em álcool etílico, álcool em gel, detergente, lava louça e tira manchas.
 
Confira a tabela com as irregularidades https://www.ipem.sp.gov.br/images/pdf/IpemSPOpCasaLimpa2023.pdf
 
Em 2022, foram encontrados erros em 10 (43%) dos 23 produtos de limpeza examinados em laboratório.
 
As empresas autuadas têm dez dias para apresentar defesa ao órgão. De acordo com a lei federal nº 9.933/99, as multas podem chegar a R$ 1,5 milhão.
 
Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem-SP pelo telefone 0800 013 05 22 de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para [email protected]
 
No site www.ipem.sp.gov.br, além de informações sobre toda a legislação metrológica e da qualidade vigentes no país, estatísticas de fiscalização, orientações ao cidadão e empresários, o interessado pode levantar detalhes das ações diárias do instituto.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp