15/08/2023 às 19h04min - Atualizada em 15/08/2023 às 19h04min

Projeto Olhos da Serra promove pedágio ambiental no sábado (19)

Evento que ocorre em Jundiaí – SP faz parte da segunda fase do projeto e visa conscientizar visitantes e moradores sobre a necessidade de preservação da Serra do Japi.

Redação
Foto: Flávio Grieger
O projeto Olhos da Serra realiza sábado (19), a partir das 9h, em frente ao Centro de Referência de Educação Ambiental (Cream), em Jundiaí – SP, um pedágio ambiental. A atividade intensifica a comunicação com moradores e visitantes e compartilha informações sobre a necessidade de preservação da Serra do Japi.
 
Com a finalidade de conscientizar a comunidade sobre a relevância ambiental da área, que é uma das últimas grandes áreas de floresta contínua do Estado de São Paulo, a iniciativa integra a segunda etapa do Olhos da Serra, realizado pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), em parceria com a Fundação Serra do Japi, e patrocínio de Coca-Cola Brasil e Coca-Cola FEMSA.
 
No pedágio, serão entregues materiais informativos sobre a Serra do Japi, folders em papel semente, mencionando os parceiros do projeto e as curiosidades do território, e lixinho para os carros.
 
“A atividade pretende sensibilizar os moradores e visitantes da Serra do Japi quanto à importância da área para o balanço hídrico regional, além de sua relevância para a fauna e flora, como também, sobre a necessidade de preservação e manutenção constantes devido à sua relevância ambiental”, afirma Eduardo Paniguel, gestor do Olhos da Serra.
 
“A preservação do Japi é uma premissa”, destaca Hanah Traldi, presidente da Associação Amigos de Bairro de Santa Clara, Vargem Grande, Caguassu e Paiol Velho (SAB Santa Clara), também participante do projeto. “Neste lugar, o silêncio nos faz ver e escutar os pássaros e os animais”, diz. Segundo ela, atitudes simples, como não deixar lixo na área da Serra do Japi, demonstram cuidado com o meio ambiente.
 
Com a realização do pedágio ambiental no projeto Olhos da Serra, Vânia Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, acredita ser possível informar sobre atitudes corretas que contribuem para preservar o território.
 
“Muitas vezes não sabemos por que um morador destinou lixo de forma incorreta, ou removeu espécies de maneira equivocada. Em muitas situações, a pessoa tem uma conduta errônea por falta de conhecimento”, ressalta. “Por isso, o trabalho de informação com o pedágio ambiental é tão importante.”
 
Além da realização do pedágio ambiental, Paniguel reforça que, também no dia 19/08, o projeto Olhos da Serra vai receber no Cream proprietários de áreas na Serra do Japi interessados em obter investimentos ambientais em propriedade para modelo de saneamento rural. Na internet, é possível se cadastrar em https://bit.ly/olhosdaserra-cadastro.
 
Serviço
Pedágio ambiental
Sábado (19), das 9h às 12h
Em frente ao Cream Jundiaí – Av. Atílio Gobo, nº 4.600 – Santa Clara – Jundiaí – SP
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp