09/08/2023 às 10h40min - Atualizada em 09/08/2023 às 10h40min

Campo Limpo Paulista – SP sedia Jogos da Melhor Idade (JOMI)

Excepcionalmente este ano as competições não acontecem em sede fixa, portanto, as modalidades estão divididas em vários municípios da região.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Campo Limpo Paulista – SP é uma das 41 cidades selecionadas para as disputas dos Jogos da Melhor Idade – JOMI 2023. Excepcionalmente este ano as competições não acontecem em sede fixa, portanto, as modalidades estão divididas em vários municípios da região.
 
Ao todo, 90 idosos entre 60 e 89 anos de Campo Limpo Paulista participam nas seguintes modalidades: buraco, damas, xadrez, truco, dominó, atletismo, dança de salão, coreografia, natação, tênis, tênis de mesa e voleibol.
 
As competições já começaram nesta terça-feira (8), no Complexo Esportivo com as modalidades de damas, xadrez e tênis. 
 
Já a cerimônia oficial de abertura do JOMI 2023, com desfile de todas as delegações, está marcada para sábado (12), a partir das 13h no Ginásio Ayrton Senna da Silva, em Itapetininga – SP. Neste dia, Campo Limpo Paulista compete na coreografia e dança de salão.
 
O 25º JOMI é o antigo Jogos Regionais do Idoso (JORI) e representa a união, celebração da vitalidade e energia dos idosos, que continuam demonstrando que a idade é apenas um número e que a paixão pelo esporte não conhece limites.
 
“Que esses jogos sejam um lembrete inspirador de que a dedicação, a amizade e a superação são atemporais, e que a cidade de Campo Limpo Paulista está pronta para brilhar mais uma vez nesses encontros esportivos”, afirma o secretário de esportes, Cleber Ulisses.
 
Um esporte para todos os públicos
Herman Claudius van Riemsdijk é um enxadrista brasileiro que atualmente joga por Campo Limpo Paulista. Ele é Mestre Internacional de Xadrez pela FIDE e autor de vários artigos sobre o enxadrismo. Foi campeão brasileiro em 1970, 1973 e 1988, além de ter sido vice-campeão em 1975, 1976, 1977 e 1995. Ele participou do JOMI, que ocorreu na última terça-feira (9) no Ginásio Nenezão, onde elogiou as iniciativas da Prefeitura em incentivar esse esporte.
 
“O xadrez possui um poder altíssimo de transformar vidas, oferecendo inúmeras opções de jogos e estratégias que podem ser aplicadas no nosso dia a dia. Ações políticas que promovem essa modalidade certamente trazem muitos benefícios”, afirmou o GM Herman (Grande Mestre).
 
Aos 70 anos, Pedro Barbosa começou a praticar xadrez e está envolvido nesse hobby há apenas 6 anos. O atleta afirma ter sido desafiado a jogar devido às táticas desafiadoras do jogo. Em sua casa, junto de sua esposa, Creusa Aparecida Góes Barbosa, os dois praticam e se divertem juntos.
 
“Estou feliz pela oportunidade de fazer algo que aprendi a amar: jogar xadrez e ainda fazer novas amizades. A Prefeitura está de parabéns por promover esse esporte para nós, idosos também”, diz Pedro, que é jogador da cidade vizinha, Várzea Paulista – SP.
 
O prefeito de Registro – SP, Nilton José Hirota da Silva (PSDB), também esteve presente participando das partidas de damas e xadrez. Apaixonado por esses esportes, acredita que essas modalidades auxiliam na promoção da comunidade, proporcionando uma visão mais ampla e um plano de vida para as pessoas. “As iniciativas que Campo Limpo Paulista realiza ao promover essas práticas para toda a população, abrangendo desde crianças até idosos, estão alinhadas com o que também penso para a minha cidade”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp