06/03/2020 às 20h32min - Atualizada em 06/03/2020 às 20h32min

Brasil tem 13 casos confirmados de coronavírus; 10 estão em São Paulo

O aumento do número de casos entre quinta e sexta-feira está concentrado em São Paulo. No boletim anterior, o estado tinha seis casos. Entre eles, quatro classificados como importados e outros dois como transmissão local.

O Ministério da Saúde divulgou nesta sexta-feira (6) o mais recente balanço sobre o novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil.

Os principais dados do boletim apontam:

  • 13 casos confirmados, eram 8 casos no balanço de quinta-feira
  • 4 estados têm casos: São Paulo (10), Rio de Janeiro (1), Espirito Santo (1) e Bahia (1); há um caso no Distrito Federal que aguarda contraprova
  • 768 casos suspeitos, eram 635 no boletim anterior
  • 480 casos foram descartados desde o início do monitoramento

O aumento do número de casos entre quinta e sexta-feira está concentrado em São Paulo. No boletim anterior, o estado tinha seis casos. Entre eles, quatro classificados como importados e outros dois como transmissão local.

Nesta sexta-feira, um estado foi incluído na lista, a Bahia. A paciente é uma mulher de 34 anos, moradora de Feira de Santana, cidade a cerca de 100 Km de Salvador, que retornou da Itália em 25 de fevereiro. No país europeu, ela teve passagens pelas cidades de Milão e Roma.

De acordo com o diretor do Departamento de Imunização e Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Júlio Henrique Rosa Croda, os novos casos incluídos no balanço têm relação com pessoas que viajaram para Itália, Reino Unido e Estados Unidos.

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, disse que o governo federal deve divulgar na segunda-feira novas medidas para enfrentamento do novo coronavírus. A primeira delas deve ser a regulamentação de ampliação do horário de atendimento em unidades básicas de saúde. Além disso, a pasta deve publicar uma portaria que detalhe regras e orientações sobre quando isolamento e quarentena devem ser indicadas pelos profissionais de saúde.

Mandetta também citou que o governo deve apresentar alguma orientação sobre os casos em que houver necessidade de empregados faltarem ao trabalho.

Mandetta disse que a partir desta sexta o governo vai deixar de adotar uma lista de países para os quais os viajantes serão monitorados.

Agora, pessoas que voltem de viagens ao exterior e tenham ao menos dois sintomas (febre, tosse, dor no corpo e/ou dificuldade respiratória) sejam investigados como casos suspeitos. Por enquanto, só serão desconsiderados as pessoas que voltam da África, América do Sul e América Central, que não registram ainda um número significativo de casos ou transmissão comunitária.

Levantamento divulgado nesta sexta-feira pela universidade norte-americana Johns Hopkins mostrou que o número de infecções causadas pelo novo coronavírus chegou a 100.347 em todo o mundo.

A China continua sendo o país com o maior número de casos registrados, são 80.710 até o momento. A maior parte deles está concentrada na província de Hubei, que nas últimas 24h não registrou nenhum novo caso de Covid-19; é a primeira vez desde o início do surto.

Coreia do Sul, Irã e Itália são os três países que mais registraram casos de infecção por Covid-19 fora da China. Até o momento, mais de 80 países confirmaram casos de novo coronavírus. Na América Latina, Brasil, Argentina, México, Chile, Equador, República Dominicana e Peru já têm registros da doença.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp