08/08/2023 às 15h37min - Atualizada em 08/08/2023 às 15h37min

Profissionais da Educação recebem capacitação para Primeiros Socorros e Programa Fluência Leitura

A capacitação é baseada na Lei Lucas, sancionada no dia 04/10/2018 que obriga as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Gestores, professores e servidores da rede municipal de ensino receberam, ao longo desta semana, o treinamento de Primeiros Socorros no Centro Universitário Campo Limpo Paulista (FACCAMP), ministrado pela professora Rita de Cássia, que dá aulas nos cursos de Saúde da faculdade, com o auxílio de alunos de Enfermagem.
 
Os profissionais passaram por quatro estações de treinamento, e aprenderam movimentos de imobilização, atendimento a convulsões, reanimação em caso de parada cardiorrespiratória e desobstrução de vias aéreas.
 
“O objetivo é capacitar esses profissionais para que prestem um primeiro atendimento até que o resgate possa chegar ao local”, explica a professora Rita.
 
A capacitação é baseada na Lei Lucas, sancionada no dia 04/10/2018 que obriga as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.
 
A necessidade dessa lei ficou evidenciada após um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, um menino de apenas 10 anos de idade que perdeu a vida em um simples passeio escolar. O motivo foi uma asfixia mecânica que ocorreu em questão de minutos. Ou seja, ele se engasgou com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche.
 

Programa Fluência Leitura
Nesta terça-feira (8), professores e gestores do 2º ano do Ensino Fundamental, da rede municipal de ensino, realizaram o curso oferecido através de uma parceria com o Governo do Estado de São Paulo do Programa Fluência Leitura, que visa contribuir para a alfabetização na idade correta das crianças, aos 7 anos. Após o treinamento, os alunos realizarão uma avaliação oral e cada escola receberá o diagnóstico por aluno.
 
Os alunos começarão a receber as instruções para a avaliação a partir desta quarta-feira (9). O teste é um instrumento que fornece informações valiosas sobre o progresso dos alunos na leitura e que permite aos professores adaptarem sua abordagem de ensino de acordo com as necessidades de cada estudante.
 
“A Fluência Leitora é uma ação do município com o Governo do Estado, sendo mais uma ferramenta de diagnóstico que nos auxilia a entender como os nossos estudantes estão progredindo no desenvolvimento da leitura. Com base nos resultados, podemos trabalhar de acordo com as necessidades individuais de cada estudante, oferecendo intervenções específicas e recursos educacionais adequados”, comenta Alessandra Andrade, secretária de Educação de Campo Limpo Paulista – SP.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp