06/08/2023 às 23h32min - Atualizada em 06/08/2023 às 23h32min

Semana com pancadas de chuva na regiões Norte e Sul e tempo seco no resto do país

Pancadas de chuva podem ocorrer de forma mais intensa acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento isoladas, principalmente a partir da tarde entre Roraima e o Amazonas.

Redação
Portal Brasil 61 com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Durante a semana, a combinação do calor e umidade deixa o tempo com pancadas de chuva ao longo da semana em toda a região Norte do país. Segundo Jeane Lima, meteorologista do Inmet, as pancadas de chuva podem ocorrer de forma mais intensa acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento isoladas, principalmente a partir da tarde entre Roraima e o Amazonas.
 
Na região Nordeste do pais, entre o domingo e a segunda-feira tem previsão de chuva. A meteorologista aponta que o céu ficará parcialmente nublado entre o litoral desde o Rio Grande do Norte até a Bahia. “Nos demais dias da semana o sol aparece entre muitas nuvens e as chuvas ocorrem de forma mais isoladas e de fraca intensidade. No sertão nordestino predomina o tempo quente e seco, sem previsão de chuva no decorrer de toda semana”, completa. 
 
Jeane Lima apresenta que uma massa de ar seco na região Centro-Oeste do país manterá o sol entre poucas nuvens durante a semana, com temperaturas elevadas e baixa umidade do ar podendo ficar abaixo de 20%, principalmente entre Goiás e Mato Grosso. Jeane alerta para os riscos de queimadas e incêndios florestais nessas localidades.
 
Na região Sudeste do país, o tempo fica firme com predomínio de sol principalmente entre o interior dos estados de São Paulo e Minas Gerais, onde o tempo deve prevalecer quente e seco. “A partir da terça-feira e na quarta tem previsão de chuva no litoral de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Na quinta e sexta-feira o sol volta a aparecer entre muitas nuvens”, informa.
 
Para a região Sul do país, a partir da tarde e noite da segunda-feira a presença de uma frente fria deixará o tempo com pancadas de chuva acompanhadas de trovoadas no Rio Grande do Sul. Segundo a meteorologista, a frente fria deve avançar para o leste e levar chuvas para Santa Catarina e Paraná na terça-feira. 
 
Jeane destaca que poderá haver temporais com possível queda de granizo em alguns pontos de Santa Catarina e Paraná. “A partir de quarta e quinta-feira a formação de uma área de baixa pressão deverá trazer novas instabilidades sobre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, explica.
 
A meteorologista alerta que para as regiões mais quentes e secas do país, é importante manter-se hidratado e evitar saídas durante o pico do calor das 11 às 15 horas. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp