28/07/2023 às 11h47min - Atualizada em 28/07/2023 às 11h47min

Prefeitura de Várzea Paulista – SP promove segunda vistoria anual em veículos escolares

Documentação foi examinada pelo Detran e veículos aptos recebem o laudo técnico do Inmetro, que comprova o bom estado do carro para transportar os alunos.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Várzea Paulista - SP
Com o intuito de proporcionar mais segurança aos alunos de Várzea Paulista – SP durante a volta às aulas, a Unidade Gestora Municipal de Trânsito realizou nesta quinta-feira (27), a vistoria anual do segundo semestre de 2023, em 143 vans e 16 ônibus. Vale lembrar, que a documentação já foi examinada pelo Detran e os veículos aptos receberam um laudo técnico do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), que comprova o bom estado do carro para transportar os alunos.
 
Após isso, são analisados os seguintes itens dos veículos: cintos de segurança, retrovisores externos e internos, portas dianteiras, buzina, estepe, limpador de para-brisas, setas, luz de ré, lanternas de freio e lanterna de emergência. Além das ferramentas, como: macaco, chave de roda, triângulo de sinalização e extintor de incêndio. São fiscalizadas também as condições gerais do veículo, como abertura de portas, estado dos bancos, funcionamento das janelas, entre outros.
 
De acordo com o vice-prefeito Fernando Pasqualino (Rede), a vistoria realizada na cidade é muito detalhada. “Somos referência, tendo em vista que nosso município faz a vistoria de forma diferenciada, o Fabiano que é nosso diretor de Transporte até foi convidado para levar nosso modelo de vistoria para outras cidades”, finalizou.
 

Segurança dos alunos, tranquilidade dos pais
Segundo o gestor municipal de Transporte Público e Trânsito, Marco Bueno, as vistorias no município acontecem de uma forma prática e rápida, além de ser unificada com o Detran. “Hoje verificamos os equipamentos de segurança, laudo do Inmetro, laudo mecânico, entre outras coisas. E ainda assim, se acharmos necessário, podemos realizar mais análises no decorrer do ano”, relatou.
 
O gestor municipal de Governo e Administração, João Paulo de Souza, foi acompanhar a vistoria a pedido do prefeito professor Rodolfo Braga (PSDB), pois ambos sabem da importância da ação. “Nossas vistorias são referência, queremos sempre aprimorar nossas medidas, e desta forma, trazer mais segurança para as crianças do nosso município”, observou.
 
O diretor de Transporte Fabiano Soares explicou o detalhamento das vistorias feitas na cidade.  “Hoje nessa vistoria, olhamos a parte elétrica, toda a parte de segurança e as condições gerais do veículo”, falou. “Após a análise meticulosa, o Detran entrega uma autorização e a Prefeitura cola o selo, o que significa que esses veículos estão autorizados a prestar os serviços de transporte escolar”, disse. O item contém a data de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do motorista e a assinatura do responsável pela vistoria.
 
Veículos irregulares
As vans que não preencherem todos os requisitos necessários não ganham o selo de vistoria e não estão aptas a realizar o transporte de pessoas. Por isso, caso o veículo seja reprovado, precisará retornar para uma nova revisão.
Caso perceba alguma van atuando ilegalmente, entre em contato com a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio número 153 – atendimento todos os dias, a qualquer horário –, ou com a Unidade Gestora de Transporte Público e Trânsito pelo telefone (11) 4595-4009, que atende de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp