24/07/2023 às 21h13min - Atualizada em 24/07/2023 às 21h13min

Final de semana: passeios guiados são opção na Serra do Japi

Agendamento prévio no site da Prefeitura de Jundiaí – SP permite percorrer trilhas na Reserva Biológica com acompanhamento de monitores, evitando impacto contínuo e propiciando a recuperação do local.

Redação
Foto: Divulgação/Agendamento prévio para visitas acontece no site da Prefeitura de Jundiaí – SP
Nos finais de semana e feriados prolongados, as visitas monitoradas à Reserva Biológica da Serra do Japi combinam contato com a natureza e educação ambiental. Para percorrer as trilhas e conhecer alguns dos principais pontos da área protegida, é necessário fazer agendamento com antecedência no site da Prefeitura de Jundiaí – SP no endereço eletrônico: https://jundiai.sp.gov.br/planejamento-e-meio-ambiente/visitacao-monitorada/. É recomendável seguir todas as instruções que ajudam a conservar este importante território na Mata Atlântica.
 
As visitas na Reserva Biológica são realizadas a partir de cinco trilhas. Cada circuito tem capacidade máxima de pessoas que são acompanhadas por monitores durante todo o percurso.
 
“Existe um rodízio das trilhas disponíveis para evitar o impacto contínuo e propiciar a recuperação. Por isso, a orientação é evitar a entrada descontrolada e sem permissão. A Reserva Biológica possui sistema de monitoramento com câmeras que ajudam a identificar acessos indevidos. Desde que elas foram instaladas pelo Projeto Olhos da Serra já percebemos uma redução na quantidade de alertas”, explica Eduardo Paniguel, gestor do projeto pelo Consórcio PCJ.
 
As regras para todos os visitantes começam por seguir rigorosamente as orientações dos monitores. Não se afastar do grupo, manter-se nas trilhas ou nos circuitos são determinações que devem ser seguidas à risca. Calças compridas e roupas de cores neutras, calçados confortáveis, filtro solar e repelente contra insetos são desejáveis durante a visitação.
 
Água, alimentos leves e calóricos, como barras de cereais, capas de chuva, medicamentos de uso controlado podem ser levados pelo visitante. Todos os resíduos produzidos nos percursos devem ser descartados nas lixeiras, separando-se os materiais secos recicláveis e os materiais orgânicos, como restos de alimentos.
 
É proibido fumar na área da Reserva, utilizar objetos cortantes e fazer uso de bebidas alcoólicas. Também não se pode entrar com animais domésticos, bicicletas, motos, patinetes e skates. O visitante deve evitar desodorantes ou perfumes que exalam odores fortes para não atrair abelhas e outros insetos.
Antes de iniciar a caminhada nas trilhas, o visitante é alertado de que é terminantemente proibida a retirada de quaisquer exemplares de flora e fauna do local. O descumprimento da determinação implica em penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais (nº 9.605/1998).
 
Educação ambiental
A primeira etapa do projeto Olhos da Serra implantou placas de sinalização e sensibilização na Reserva Biológica. O propósito é despertar na comunidade e nos visitantes uma atenção mais conservacionista sobre a área.
Localizada no Centro de Referência em Educação Ambiental (CREAM), a Fundação Serra do Japi realiza programas de educação ambiental com palestras, exposições, workshops e outras atividades que visam à preservação do Japi.
 
Opções de Trilhas
  • Base Ecológica – Mirante: 6 quilômetros (ida e volta), nível médio de dificuldade.
  • Base Ecológica – Paraíso: 9,4 quilômetros (ida e volta), nível médio de dificuldade.
  • Base Ecológica – Córrego dos Morcegos: 8,4 quilômetros (ida e volta), nível médio de dificuldade.
  • Base Ecológica – Marco Geodésico: 4 quilômetros (ida e volta), nível alto de dificuldade.
  • Base Ecológica – Jabuticabeiras: 16 quilômetros (ida e volta), nível alto de dificuldade.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp