19/07/2023 às 12h45min - Atualizada em 19/07/2023 às 12h45min

Conheça a cidade de Bananeiras e a cultura do frio do Brejo Paraibano

Localizado na Serra da Borborema na Paraíba, esse destino turístico ainda pouco conhecido pela maioria dos brasileiros, vem ganhando destaque pelos diversos atrativos históricos, experiências de turismo rural e principalmente pelas rotas turísticas de inverno da região.

Redação
Foto: Divulgação/Fachada da antiga estação ferroviária de 1922 – Estação Bananeiras
Que tal curtir o friozinho gostoso de inverno numa cidade em pleno nordeste brasileiro? Pode parecer estranho, mas a charmosa cidade de Bananeiras – PB, vem se tornando um dos roteiros turísticos favoritos do Nordeste, principalmente pela cultura do frio nos meses de inverno, por sua arquitetura histórica do século 18 e seu patrimônio cultural.
 
Apesar da proximidade com o litoral, ela está a 136 km de João Pessoa – PB, a 140 km de Natal – RN e a apenas 70 km de Campina Grande – PB, o município tem atmosfera de montanha e o clima ameno da região proporciona muitas experiências turísticas diferentes.

O clima nesta região fica em média 12 graus nos meses de inverno. Essa característica deu origem, na cidade de Bananeiras, aos Caminhos do Frio, uma rota turística para vivenciar a cultura do frio da Serra da Borborema que, entre junho e setembro, passará pelas 10 cidades do Brejo Paraibano, mostrando os principais atrativos de cada local.
 
A ampla programação oferece muita música, artes cênicas, experiências nos antigos engenhos, trilhas, turismo rural e passeios em meio à natureza, entre eles, o Lajedo Preto e o Eco Parque Angicos. Uma experiência imperdível é o Balanço Alteza, pura adrenalina no maior balanço do Brasil, apreciando uma vista encantadora dos vales da região de Bananeiras. Também inclua no seu roteiro a visita ao Túnel da Viração. Ele foi escavado pelos ingleses nas rochas da montanha como parte da ferrovia que levaria o trem até a Estação Ferroviária de Bananeiras.
 

Onde ficar
Atualmente, esse mesmo prédio da Estação Ferroviária, de 1922, abriga a pousada Estação Bananeiras, a mais sofisticada, emblemática e, certamente, a melhor hospedagem da cidade. O lugar foi totalmente restaurado, mas preservando sua originalidade histórica para dar lugar a esse luxuoso empreendimento e o início de uma nova era para o turismo local.
 
A arquitetura inovadora aproveitou os espaços do local para criar charmosas suítes no melhor estilo loft, com o toque de aconchego serrano e muito conforto. As acomodações, com varandas voltadas para a piscina, se destacam na fachada do antigo prédio e, as redes ali instaladas, completam a hospitalidade local.
 
A gastronomia é outro ponto forte da pousada. O restaurante traz pratos que combinam com as baixas temperaturas da serra e são um convite para a harmonização com os vinhos da adega. Por ali, o visitante recebe mantinhas aconchegantes para colocar sobre as pernas e degustar o jantar com maior conforto. Por sua localização, a Estação Bananeiras dá acesso fácil para os passeios e experiências da Rota Cultural Caminhos do Frio.
 
Mais informações
Fone: (83) 3367-1455  
WhatsApp: (83) 99121-1646  
Site: www.estacaobananeiras.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp