18/07/2023 às 10h54min - Atualizada em 18/07/2023 às 10h54min

Feira do Produtor atrai público pela qualidade dos produtos de hortifrúti

Tradicional em Louveira – SP, a feira acontece todas às terças-feiras, das 16h às 20h30, na Estação Ferroviária; feira é opção para compras de hortaliças, frutas, legumes e verduras frescas, e faz parte do pacote de ações de fomento à economia, valorizando o trabalho da agricultura familiar; artesanato também tem importante participação na feira.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira - SP
Após dois anos de realização, a Feira do Produtor se tornou um projeto de sucesso em Louveira – SP. Realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a feira teve início com objetivo de fomentar a economia valorizando o trabalho da agricultura familiar, e, além do aspecto econômico, tornou-se uma opção cada vez mais atraente para o público, que encontra produtos frescos, com menos insumos químicos, e que são trazidos direto das plantações dos agricultores da cidade.
 
“A feira surgiu como um projeto da Sedec para apoiar a agricultura familiar em Louveira e tem atraído cada vez mais o público que procura produtos frescos; a feira se tornou um ambiente onde as pessoas podem passar momentos agradáveis com a família, com os amigos, além e fazer as compras. Toda terça tem uma apresentação musical, viabilizada pela Secretaria de Cultura; tem o espaço para as crianças brincarem, com pula-pula e brinquedos infláveis. Então deu certo e tem crescido, até mesmo com o aumento na participação dos artesãos também”, disse o Prefeito Estanislau Steck (PSD).
 
A aposentada Elza Tasso mora na região central e conta que a feira se tornou uma referência de compras para elas e ponto de encontro com as amigas.  “Eu venho toda semana; compro muita fruta, legumes; gosto muito de levar o café moído também. E venho bastante também com minhas as amigas para comer um salgado, pastel. É tudo maravilhoso; a qualidade dos produtos é ótima”, disse Elza, que além do café, comprou morangos, caqui e couve-flor.

Se para o consumidor a feira é um ponto de referência de compras e momentos agradáveis, para o produtor rural é um importante local de trabalho onde podem comercializar o que plantam e gerar renda para a família.
 
A agricultora, Solange de Oliveira, vende verduras e legumes há anos na feira e ressalta a importância da feira para a família. “Estou desde o começo do projeto. O meu esposo fica na roça e eu venho para feira. Para nós, compensa muito e para o cliente também. É uma troca, porque nós colhemos no dia e trazemos para a feira; a gente cuida bastante no plantio, no transporte, no manuseio; não chega a ser um produto orgânico, mas o cliente compra um produto com redução sim de defensivos”, disse a agricultora, moradora do Engenho Seco.
 
Além dos itens de hortifrúti, a Feira tem um ambiente com ampla diversidade de barracas de doces e salgados. Entre as opções estão as delícias do milho verde, espetinho, cachorro-quente, salgados, pão caseiro, temperos variados, queijos frescos e curados, churros, picolé gourmet, e o pastel com caldo de cana, além do artesanato, com peças elaboradas pelos artesãos de Louveira.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico, Pedro Geraldo de Campo Neto, afirma que a Feira do Produtor impulsiona a realização das demais feiras que acontecem em outros pontos da cidade e que tem o apoio da Prefeitura. Além da Feira do Produtor, Louveira possui mais quatro feiras ao ar livre que ofertam produtos de hortifrúti. Confira os dias e horários:
 
Feiras diurnas
  • Às quartas-feiras
Das 5h às 13h
Av. José Niero – Centro
  • Aos domingos
Das 5h às 13h
Praça da Igreja Padre Pedro Sanches – Bairro Santo Antônio
 
Feiras noturnas
  • Às quartas-feiras
Das 16h às 20h30
Rua Uva Patrícia, nº 131, no Terra da Uva
*Com atração musical e brinquedos
  • Às sextas-feiras
Das 16h às 20h30
Na Praça da Bica, no Santo Antônio
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp