13/07/2023 às 10h11min - Atualizada em 13/07/2023 às 10h11min

Fundo Social de Solidariedade amplia ações no primeiro semestre de 2023 em Louveira – SP

Além de ações pontuais, programas como o Mãe Louveirense, Taba Ecobag, Estalou, o início de cursos profissionalizantes e a Campanha do Agasalho foram destaque de janeiro a junho.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira - SP
O Fundo Social de Solidariedade de Louveira – SP expandiu seu trabalho através de políticas públicas e campanhas de arrecadação durante o primeiro semestre de 2023. Além de ações pontuais, programas como o Mãe Louveirense, Taba Ecobag, Estalou e a Campanha do Agasalho foram destaque de janeiro a junho. Neste ano, também, o Fundo Social passa a oferecer pela primeira vez cursos de capacitação. O principal objetivo da entidade é criar condições financeiras e administrar recursos destinados ao financiamento de ações para o atendimento e assistência à população vulnerável, articulando ações e parcerias com a iniciativa privada, órgãos dos governos municipal, estadual e federal e com a sociedade civil.
 
“O Fundo Social de Solidariedade é muito presente no trabalho das ações sociais em Louveira, e estamos sempre buscando formas de abranger todas as famílias em situação de vulnerabilidade social. Tivemos avanços excelentes no primeiro semestre deste ano, e queremos reforçar ainda mais nos próximos meses”, disse o prefeito Estanislau Steck (PSD).
 
Em março, o Fundo Social articulou a Campanha SOS Litoral Norte, que teve o objetivo de ajudar as vítimas das chuvas no Litoral Norte de São Paulo. Foram arrecadados 2.500 litros de água, 1.850 kg de alimentos, mais de 20 mil peças de roupas, calçados e brinquedos e 610 kg de produtos de higiene em vários pontos da cidade.
 
No mês de abril, foi realizada a campanha Louveira Contra a Fome, ação elaborada para arrecadar alimentos de forma Drive-Thru na Estação Ferroviária. Em parceria com as entidades cadastradas foram arrecadados 4,5 toneladas de alimentos não perecíveis e 623 litros de leite.
 
Neste ano o Fundo Social também aderiu ao Pobreza Menstrual, projeto que realizou a doação de 240 absorventes íntimos para jovens de 9 a 17 anos que fazem parte das entidades cadastradas e para adolescentes das escolas estaduais de Louveira. Os produtos são fornecidos pela empresa Pieralisi.
 
A Campanha do Agasalho de 2023 também foi uma das ações em evidência e arrecadou 7 mil peças de roupa e 550 cobertores durante o período de abril a junho em 24 pontos de arrecadação, sendo 9 abertos ao público, 6 em empresas e 9 condomínios.
 
Outro destaque do primeiro semestre do ano foi o Taba Ecobag, em parceria com a Secretaria de Gestão Ambiental. Com o projeto, a população pode trocar 1 litro de leite ou outro produto solicitado pelo Fundo Social por sacolas recicláveis, e até junho foi realizada a troca de 120 produtos.
 
O programa Mãe Louveirense teve sua estreia em março deste ano, e desde então já realizou a entrega de 200 kits enxovais. Realizado em parceria com a Secretaria de Saúde, o objetivo é promover a participação das mães nas consultas de pré-natal e garantir o apoio às gestantes através dos kits, que contém diversos itens de higiene, roupas e uma bolsa.
 
O Fundo Social também é parceiro da Secretaria de Administração no EstaLou, um programa de estágio remunerado para jovens e adultos de 16 anos de idade ou mais que estão no Ensino Médio. Com o nome de EstaLou (Estágio Louveira), o programa tem o objetivo de gerar desenvolvimento em áreas sociais, profissionais e proporcionar oportunidade de primeiro emprego. A Bolsa Auxílio do programa é de R$ 920,00 + Vale-transporte de R$ 9,00 por dia útil.
 
Ainda, em julho deste ano, o Fundo Social de Solidariedade de Louveira, em parceria com o Núcleo de Capacitação de Louveira (Nucca) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, passa a oferecer pela primeira vez cursos na entidade. Os cursos de cuidador infantil e cuidador de idosos para moradores a partir de 18 anos de idade começaram em 10 de julho, e desde maio foram realizadas obras para sala de adaptação onde serão realizados os cursos.
 
“Estes primeiros seis meses foram muito importantes pro avanço das ações no Fundo Social. Com a colaboração e parcerias entre a iniciativa privada, órgãos dos governos municipal, estadual e federal e com a sociedade civil, podemos realizar um trabalho social que garanta qualidade de vida para os louveirenses”, afirmou a presidente do Fundo Social, Magali Steck.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp