03/07/2023 às 18h28min - Atualizada em 03/07/2023 às 18h28min

Prefeitura de Belo Horizonte – MG reforça entrega de cobertores à população em situação de rua

Nesta segunda-feira (3), equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social sairão às ruas para a entrega de mais unidades a esse público.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Foto: Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte - MG
Com a previsão de nova queda nas temperaturas em Belo Horizonte – MG nesta semana, a Prefeitura de Belo Horizonte reforçou a distribuição de cobertores para as pessoas em situação de rua. Nesta segunda-feira (3), equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social sairão às ruas para a entrega de mais unidades a esse público.
 
Nos últimos dois meses, já foram entregues cerca de 2 mil cobertores, a partir de uma busca ativa realizada pelas equipes nas ruas ou demanda dos usuários. Equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social estão presentes nas nove regionais da cidade, todos os dias, de 8h às 22h, inclusive nos finais de semana e feriados. Em razão do frio, têm orientado as pessoas em situação de rua a ir para as unidades de acolhimento socioassistencial.
 
O cardápio servido nos Restaurantes Populares e nas unidades de acolhimento também foram adequados para o inverno. A oferta de preparos quentes, como caldos, sopas e mingaus, ajuda a manter o corpo mais quente. São servidas em média 3 mil refeições diárias à população em situação de rua, incluindo café da manhã, almoço e jantar. A oferta para este público é realizada de forma gratuita, e apenas em 2023, foram servidos cerca de 250 mil pratos.
 
Plano de Contingência
A Prefeitura de Belo Horizonte adotou ainda um plano de contingência para atender os mais vulneráveis na época de frio intenso, executado pelas secretarias de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania; Saúde; e Segurança e Prevenção, além da Defesa Civil. As equipes intersetoriais farão o monitoramento intenso pelo COP nos próximos dias e equipes de campo serão acionadas em situações emergenciais. As primeiras ações foram adotadas ainda em maio, com o início das quedas de temperatura.
 
Nas unidades de acolhimento há um monitoramento especial de ocupação das vagas e, se necessário, é garantida a ampliação emergencial dentro das próprias estruturas ou por hospedagens parceiras, preparadas para o acolhimento humanizado desta população. Os serviços municipais de plantão têm acesso às vagas em tempo integral, facilitando o encaminhamento e a alocação de indivíduos que busquem o acolhimento.
 
Atualmente, o município conta com 600 vagas diárias de acolhimento na modalidade casa de passagem com oferta de alimentação, higienização, guarda de pertences e pernoite. Especialmente no período de frio, este modelo de acolhimento também conta com a flexibilização do horário de entrada.
 
Caso agentes públicos em campo, de qualquer área, percebam que uma pessoa em situação de rua tenha sinais de hipotermia ou agravos, o encaminhamento à rede de saúde deve ser imediato, por meio das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), inclusive com acionamento do SAMU. As unidades básicas de saúde também estão de prontidão, no caso de atendimentos diurnos.
 
O Centro Integrado de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte, que no cotidiano já funciona em regime de plantão de 24 horas, irá acionar as equipes de atendimento intersetoriais, sempre que necessário.  A Sala de Controle Integrado do COP irá compartilhar o fluxo e as orientações com todos os agentes públicos do plantão noturno, inclusive aos finais de semana, de todas as áreas da Prefeitura (incluindo BHTrans e SLU). A intenção é que qualquer agente público que presencie ou identifique uma emergência esteja orientado a solicitar apoio e intervenção imediata. 
 
Em casos de emergência no período da noite, como por exemplo hipotermia, a população de Belo Horizonte também poderá acionar o plantão do COP pelo telefone 153, da Guarda Municipal. Este plantão deve ser utilizado para emergências apenas no período noturno. Para solicitações de atendimento que não são emergenciais, o pedido deve ser realizado no Portal de Serviços.
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