30/06/2023 às 11h23min - Atualizada em 30/06/2023 às 11h23min

Franco da Rocha – SP realizará simulado de inundação e abertura das comportas da Represa Paiva Castro

O treinamento acontecerá na rua Marechal Gaspar Dutra, no bairro Vila Nossa Senhora Aparecida, local que sofre historicamente com alagamentos.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Franco da Rocha - SP
Foto: Reprodução/Represa Paiva Castro
Franco da Rocha – SP enfrenta há décadas problemas causados pelas enchentes e a prevenção de acidentes e a preservação da vida são prioridades. No sábado, 1º de julho, às 8h30, o município fará um simulado de inundação e abertura das comportas da Represa Paiva Castro.
 
Organizado pelo Núcleo de Defesa Civil da prefeitura de Franco da Rocha e pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o treinamento acontecerá na rua Marechal Gaspar Dutra, no bairro Vila Nossa Senhora Aparecida, próximo ao centro da cidade, e tem como objetivo preparar os moradores para situações de evacuação de área de inundação.
 
Nos períodos de maior incidência de chuva, as enchentes atingem principalmente o centro de Franco da Rocha, fica em uma região de vale, e a Vila Nossa Senhora Aparecida, com 176 moradores, recebe todo o volume proveniente dos bairros situados em regiões mais altas e de municípios vizinhos.
 
A Represa Paiva Castro é formada pela barragem localizada no rio Juqueri, que corta Franco da Rocha. Em 2022, com as fortes chuvas que atingiram a cidade, a represa chegou a entrar no limite da cota de segurança e a prefeitura emitiu alerta para a possibilidade de abertura das comportas.
 
Nesse sentido, a administração municipal e a Sabesp vêm articulando procedimentos de segurança, como a criação do Núcleo de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), formado pela equipe da Defesa Civil Municipal e membros comunitários da região central da cidade. O núcleo busca assegurar apoio e proteção aos moradores em situações de emergência.
 
O simulado contará ainda com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Fundação Florestal.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp