20/06/2023 às 09h58min - Atualizada em 20/06/2023 às 09h58min

Campo Limpo Paulista – SP se destaca no Jiu-Jitsu e revela campeões mundiais

Atletas da cidade conquistam títulos internacionais e contam com apoio da Prefeitura para o sucesso nos tatames.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Foto: Atleta José Victor Torres de Oliveira Rossi
Campo Limpo Paulista – SP vem se destacando nas competições esportivas internacionais, com atletas de diversas modalidades conquistando o pódio. Nos tatames do Jiu-Jitsu, José Victor Torres de Oliveira Rossi e Júlio César Suzigan Martins são os grandes destaques.
 
No início deste mês (1º de junho), no campeonato World IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2023, realizado em Long Beach, Califórnia, José Victor se tornou o primeiro campeão mundial da região, na categoria adulto. Além disso, ele já conquistou outros títulos em competições como o Campeonato Europeu, Brasileiro e ficou em segundo lugar no Pan-americano no ano passado, aos 17 anos.
 
O atleta teve os primeiros treinos em um tatame aos três anos, nas aulas oferecidas pela secretaria de Esporte e Lazer. Após explorar outras modalidades, também pela administração municipal, como futsal, basquete e skate, ele retornou aos nove anos e nunca mais parou. Hoje, aos 18 anos, treina em academias fora do país para se aprimorar ainda mais.
 
“Minha experiência com as aulas da Prefeitura foi incrível! Todos nós temos sonhos e quando os confiamos a Deus, Ele nos honra. Acreditem e se entreguem ao processo. Se eu consegui, tenho certeza de que vocês também podem alcançar seus objetivos”, afirma o atleta.
 

Os treinos dos atletas são intensos e variados, envolvendo técnicas de luta como quedas, golpes, finalizações, defesas e estratégias de combate, além de condicionamento físico. A secretaria de Esporte e Lazer da cidade oferece aulas de judô, jiu-jitsu e outras modalidades, além de fornecer suporte completo aos atletas profissionais, incluindo fortalecimento muscular e tratamento de lesões com educadores físicos, bem como acompanhamento com psicólogos.
 
Superando desafios
Outro destaque da cidade é o atleta Júlio César Suzigan Martins. Com apenas 16 anos, ele coleciona medalhas, incluindo a conquista internacional na modalidade na modalidade Juvenil 1, faixa Azul, categoria médio (até 69 kg), também do campeonato World IBJJF Jiu-Jitsu Championship 2023.
 
No entanto, a trajetória rumo a essa vitória foi marcada por momentos de superação. Júlio enfrentou lesões durante o Campeonato Brasileiro nos últimos dois meses, interrompendo sua participação por um total de 25 dias. Ele se machucou em março e ficou parado por 20 dias. Após se recuperar, teve 15 dias de preparação para o Campeonato Brasileiro em abril. Na final, ele se machucou novamente, parando por mais 5 dias antes de treinar para o Mundial em junho. A superação de Júlio diante desses obstáculos ressalta sua determinação no esporte.
 
Apesar desses obstáculos, Júlio se mostrou um verdadeiro exemplo de superação e persistência. Sua mãe, Shabata Suzigan, acompanhou de perto todo o processo de treinamento e recuperação.
 
“Em 15 dias, pude testemunhar o quanto os treinos foram intensos. Tenho orgulho do quanto meu filho alcançou, e acredito que outras mães também possam incentivar seus filhos e filhas a seguirem seus sonhos esportivos e o apoio do poder público é fundamental para esse início”, afirma Shabata.
 
Julinho, como é popularmente conhecido, adota como lema uma frase do escritor brasileiro José de Alencar, e serve de inspiração para outros esportistas da cidade. “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis”.
 

Para aqueles que se interessam em praticar artes marciais ou outros esportes como vôlei, futsal, basquete, entre outros, a secretaria de Esporte e Lazer está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Av. João Amato, no bairro Jardim América.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp