16/06/2023 às 11h35min - Atualizada em 16/06/2023 às 11h35min

Curta-metragem de alunos do projeto Trakinagem é selecionado para a Mostra de Cinema de Ouro Preto – MG

“Fotocópia” será exibido no dia 22 de junho.

Redação
O curta-metragem “Fotocópia”, produzido por alunos do projeto Trakinagem Cinema e Educação, na Associação Desenvolvendo Vida e Missão (ADVEM) em Uberlândia – MG, conquistou um lugar entre os 32 filmes selecionados de Minas Gerais para a prestigiada 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto – MG, na categoria Educação.
 
Considerado o principal festival brasileiro dedicado a tratar o cinema como patrimônio e a oferecer uma programação estruturada em três temáticas – preservação, história e educação, a CineOP será realizada entre os dias 22 e 27 de junho, na Praça Tiradentes e no Centro de Artes e Convenções, em Ouro Preto.
 
O projeto Trakinagem, patrocinado pelo Instituto Algar por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e realizado pela produtora O Sopro do Tempo, tem como objetivo ensinar os elementos básicos da linguagem audiovisual a crianças e jovens, estimulando sua criatividade e reflexão sobre o cinema e a educação. Até dezembro, a meta do projeto é alcançar 160 alunos, em oito oficinas, com carga horária de 24 horas/aula, cada, em sete diferentes instituições da cidade de Uberlândia, produzindo curtas-metragens de diversos gêneros cinematográficos.
 
“Fotocópia”, curta-metragem de ficção, foi criado durante o primeiro bimestre do projeto, com a colaboração dos jovens: Vitor Silva, Isabela Mesquita, Paula Vitória, Heitor Rios, Enzo Gabriel, Larissa Neves, Ruth Carvalho, Raquel Carvalho, Raissa Neves, Victor Melauro, Mateus Pereira e Matheus Alves. O filme aborda o dilema de dois garotos, Vitor e Heitor, ambos apaixonados pela mesma menina. A solução do problema está nas mãos de Mateus, um jovem cientista amigo deles. 
 
A seleção de “Fotocópia” para a 18ª CineOP é um reconhecimento do potencial criativo dos participantes do projeto Trakinagem, além de uma oportunidade para que eles se tornem espectadores mais críticos diante das produções audiovisuais.
 
“Estamos lisonjeados pelo Trakinagem estar entre os filmes selecionados. Isso reafirma a importância de levar o projeto adiante para que mais jovens possam, através da criação audiovisual, ampliar os olhares sobre o mundo que os rodeia e que chega até eles pelas redes sociais”, afirma o instrutor do Trakinagem, Cristiano Barbosa. 
 
A 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto contará com uma programação completa, incluindo pré-estreias nacionais e retrospectivas, homenagens, seminários, debates, oficinas, sessões cine-Escola, mostrinha de cinema, exposições, cortejo, shows musicais e atrações artísticas. Além disso, o evento será palco do 18º Encontro Nacional de Arquivos e Acervos Audiovisuais Brasileiros e do Encontro da Educação: XV Fórum da Rede Kino (Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual). Toda programação é gratuita. A expectativa é receber mais de 20 mil pessoas.
 
O curta-metragem “Fotocópia” será exibido no dia 22 de junho, às 12h, Centro de Artes e Convenções.
 
A programação completa da 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto está disponível no site www.cineop.com.br.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp