16/06/2023 às 10h04min - Atualizada em 16/06/2023 às 10h04min

Prefeitura de Louveira – SP valoriza diversidade no ensino por meio de educação inclusiva

Políticas públicas efetivas implementadas pela Secretaria de Educação colocam Louveira em destaque por garantir condições iguais de ensino; Louveira tem ações integradas com o Centro de Referência do Autismo e oferta Atendimento Educacional Especializado (AEE) para alunos com transtornos e necessidades especiais.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Louveira - SP
Garantir condições igualitárias de ensino, de forma inclusiva, proporcionando o desenvolvimento global dos alunos de Louveira – SP. Esta é uma das premissas das políticas públicas implementadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, e, muitas delas, desenvolvidas de maneira integrada com outras secretarias, em especial à de Saúde, a partir do atendimento de alunos no Centro de Referência do Autismo. Em paralelo, o município investe também no chamado Atendimento Educacional Especializado (AEE), destinado às crianças que exigem cuidados mais específicos, como no caso de autismo, de transtornos como Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD), Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), deficiências físicas, entre outras realidades. Louveira atende hoje mais de 180 alunos pelo AEE.
 
“A Secretaria de Ensino de Louveira tem atuado cada vez com mais força no sentido de promover uma educação inclusiva e atender às mais diversas necessidades das crianças. Fizemos investimentos importantes no início deste ano, como a contratação de 10 novos professores de Educação Especial, a aquisição de duas novas vans adaptadas, com recursos próprios, para o transporte de alunos com deficiências; e agora, somado a tudo isso, temos o Centro de Referência do Autismo, que atende a muitas crianças que também estão incluídas na rede municipal de ensino. E desta forma são concretizadas as políticas públicas, com a integração de diversos atendimentos visando as necessidades como um todo de cada cidadão”, disse o Prefeito Estanislau Steck (PSD).
 
Para fortalecer a educação inclusiva em Louveira, os 10 novos professores de Educação Especial tomaram posse na primeira semana de janeiro, somando à esta estrutura que busca garantir aos alunos as condições ideais para que todos desenvolvam suas habilidades de forma global.
 
A Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula, ressalta que os investimentos em educação inclusiva são fundamentais dentro da estrutura da rede municipal de ensino de Louveira. “A contratação professores de Educação Especial foi muito importante porque eles direcionam as ações desenvolvidas para as crianças com deficiência, orientam as famílias com relação aos aspectos físicos e intelectuais das crianças e o trabalho do professor efetivo em sala de aula. Quanto ao Centro de Referência do Autismo, é importante no sentido de que atende muitos dos nossos alunos no aspecto da Saúde. Podemos afirmar que Louveira tem investido no atendimento global das nossas crianças, sem distinção”, disse a Secretária de Educação, Maria Luciane Felipe de Paula. Também como ações de atendimento multidisciplinar ofertada pela rede municipal de ensino, a Secretaria de Educação disponibiliza ainda o núcleo PertenSer, com profissionais psicólogos e assistentes sociais.
 
Formação para uma Educação Inclusiva
Como ação de fortalecimento das políticas públicas voltadas para a diversidade e inclusão educacional, a Secretaria de Educação realizou no mês de maio um dia de formação para os educadores da rede municipal de ensino com o tema “Caminhos e Possibilidades para a educação Inclusiva”, que aborda, em especial, os desafios educacionais diante das demandas de alunos com espectro autista dentro da sala de aula e do ambiente escolar como um todo. A palestra, realizada no auditório da Secretaria de Cultura e Eventos, reuniu cerca de 450 educadores. A mesma formação também havia sido ministrada para agentes do apoio escolar, monitores e auxiliares de desenvolvimento de Ensino Básico (Adeb’s). Além do espectro autista, o conteúdo da palestra também incluiu outras realidades como alunos com deficiência intelectual e atrasos no desenvolvimento.
 
Inclusão Social
Com objetivo de concretizar as ações públicas inclusivas, a Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Referência do Autismo, promoveu uma experiência de socialização com as crianças atendidas pelo Centro durante a 53ª Festa da Uva e 9º Expo Caqui, muitas delas, também alunos da rede municipal de ensino. Acompanhadas pela equipe de profissionais do Centro de Referência, pelos pais e familiares, as crianças conheceram a Área de Lazer e os espaços montados para a festa. Esta e outras atividades realizadas são práticas que reiteram o compromisso da Prefeitura de Louveira em construir uma gestão cada vez mais inclusiva para todos os cidadãos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp