13/06/2023 às 16h53min - Atualizada em 13/06/2023 às 16h53min

Heliópolis sairá às ruas para reivindicar direitos na 25ª Caminhada pela Paz

Em 16 de junho, a comunidade vai caminhar pela Paz com o tema “Políticas Públicas + Consciência Comunitária = Sociedade Educadora”.

Redação
Foto: Divulgação – A concentração será em frente a EMEF Presidente Campos Salles (Estrada das Lágrimas, nº 2385), e são esperadas cerca de 3 mil pessoas
A Caminhada pela Paz de Heliópolis tomará as ruas da maior favela de São Paulo – SP pelo 25º ano consecutivo em um contexto de promoção da Cultura de Paz e luta pela efetivação de direitos e também em memória da jovem Leonarda assassinada em 1999 no caminho da escola para casa.
 
No dia 16 de junho às 13 horas, acontece o já tradicional evento organizado pela UNAS e pelo Movimento Sol da Paz. Trata-se do ponto alto de um trabalho contínuo realizado por escolas e projetos sociais do território de Heliópolis e região. Crianças, adolescentes e jovens refletem sobre temas relacionados à cultura de paz, cidadania e o cotidiano da comunidade e com base nessa reflexão, criam alegorias, cartazes e adereços que são levadas às ruas no dia da caminhada.
 
Acreditamos que a paz se efetiva através da garantia de direitos.  Por isso, lutamos por uma educação que promova a consciência comunitária, a luta e a fiscalização das Políticas Públicas e, finalmente, a construção conjunta de um Bairro Educador. Além da UNAS, outros movimentos organizados, escolas e moradores se mobilizam pela causa, seja caminhando com o grupo, cantando ou exibindo panos brancos em suas portas e janelas durante o ato.
 
A concentração será em frente a EMEF Presidente Campos Salles (Estrada das Lágrimas, n° 2385), e são esperadas cerca de 3 mil pessoas.
 
Histórico
A Caminhada Pela Paz de Heliópolis surgiu em 1999, quando uma aluna da EMEF Pres. Campos Salles foi assassinada no caminho de volta para sua casa. Leonarda tinha apenas 15 anos e se tornou símbolo da luta contra a violência que vitimava muitos jovens na comunidade. O então diretor da escola, Braz Rodrigues Nogueira, buscou lideranças comunitárias, como João Miranda, na época Presidente da UNAS, para realizarem a 1ª Caminhada Pela Paz de Heliópolis.
 
Este ano a Caminhada chega a sua 25ª edição percorrendo as ruas de Heliópolis sob o tema “Políticas Públicas + Consciência Comunitária = Sociedade Educadora”,
 
A Paz é de todos, ou não é de ninguém!
 
Serviço
25ª Caminhada pela Paz de Heliópolis
Data: 16 de junho, às 13 horas
Local: Concentração será em frente a EMEF Presidente Campos Salles
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp