12/06/2023 às 15h01min - Atualizada em 12/06/2023 às 15h01min

Jovens da Fundação CASA homenageiam em festival de música artistas imortalizados

Tributos integram as apresentações de mais de 390 adolescentes no MusiCASA, que retorna após o fim da pandemia de Covid-19 com exibições no Sesc-SP e no Teatro Municipal de Botucatu.

Redação
Um grupo de 395 adolescentes em internação e 21 servidores de 55 centros socioeducativos da Fundação CASA participam, a partir do dia 13 de junho, do MusiCASA, o festival de música da Instituição que retorna em 2023 depois do fim da decretação da pandemia de Covid-19. Serão cinco exibições em unidades do Serviço Social do Comércio de São Paulo (Sesc-SP) nas cidades de São José do Rio Preto (13/06), Jundiaí (20/06), São Paulo (21 e 22/06 no Sesc Santo Amaro) e Araraquara (28/06), além de uma no Teatro Municipal de Botucatu (29/06). 
 
Na programação, além de canções compostas pelos jovens, estão tributos a artistas falecidos, como o compositor Aldir Blanc, que morreu em maio de 2020 em decorrência da Covid-19, o cantor Michael Jackson, a banda Mamonas Assassinas e o cantor Tim Maia. 
 
O MusiCASA é um festival de música promovido anualmente pela Instituição, desde ao menos 2012, em que adolescentes em internação podem apresentar em ambientes artísticos públicos seus talentos musicais, boa parte resultado das oficinas que acontecem nos centros de atendimento. Nesses 12 anos, apenas no período da pandemia de Covid-19, entre 2020 e 2022, não houve exibições. 
 

O Sesc-SP recebe as apresentações com a cessão de espaços em suas unidades desde 2015. Na plateia, estarão os jovens, os servidores da Fundação CASA e alguns convidados. “As exibições não são públicas para evitar alguma estigmatização dos adolescentes, devido à condição transitória deles de cumprimento de medida socioeducativa”, explica o presidente da Fundação CASA, João Veríssimo Fernandes.  
 
De acordo com o presidente da Instituição, a restrição da presença do público também tem um aspecto pedagógico. “Os servidores mostram para os jovens que, ao mesmo tempo em que são plateia, também se tornam artistas, invertendo as posições, assim como ocorre na vida real, pois exercemos diversos papéis”, acrescenta João Veríssimo.  
 

Programação 
Na estreia no Sesc Rio Preto, no dia 13 de junho, estarão no palco 61 adolescentes dos CASAs Mirassol; Marília; Araçatuba e Araçá, de Araçatuba; Irapuru I e II, de Irapuru; e Rio Dourado e Vitória Régia, de Lins. 
 
O Sesc Jundiaí receberá no dia 20 de junho 81 adolescentes dos CASAs Campinas e Maestro Carlos Gomes, de Campinas; Tapajós, de Franco da Rocha; Limeira e Morro Azul, de Limeira; Atibaia; Taubaté; Mongaguá; Peruíbe; e Rio Tâmisa, de São Paulo. 
 
A etapa na capital paulista acontece nos dias 21 e 22 de junho, quando 131 adolescentes de 20 centros socioeducativos se apresentam no Sesc Santo Amaro. São jovens internados nos CASAs: Bela Vista, Paulista, Juquiá, Governador Mário Covas, São Paulo, Chiquinha Gonzaga, Nova Vida, Topázio, Jardim São Luiz I e II e Ônix, da cidade de São Paulo; Osasco I e II, de Osasco; Novo Tempo e Manacá da Serra, de Franco da Rocha; Guarujá; Caraguatatuba; São Vicente; e Tamoios, de São José dos Campos. 
 

Já no Sesc Araraquara, no dia 28 de junho, será a vez de 43 adolescentes dos CASAs Araraquara; Sertãozinho; São Carlos; Taquaritinga; e Rio Pardo, de Ribeirão Preto.  
 
As apresentações terminam no dia 29 de junho no Teatro Municipal de Botucatu, no interior paulista, com 69 jovens dos CASAs Botucatu; Sorocaba I e II, de Sorocaba; Anita Garibaldi, Feminino de Cerqueira César e João Paulo II, de Cerqueira César; Três Rio e Rio Novo, de Iaras; Esperança, de Itapetininga; e Bauru. 
 

Serviço 
Apresentações do MusiCASA, Festival de Música da Fundação CASA 
 13/06, às 13h 
Teatro Sesc Rio Preto 
Avenida Francisco das Chagas Oliveira, nº 1333 – Chácara Municipal – São José do Rio Preto – SP
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp