06/06/2023 às 17h41min - Atualizada em 06/06/2023 às 17h41min

Prefeitura promove ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

Campo Limpo Paulista – SP já ultrapassou mil árvores plantadas em um ano e agora, investe no plantio de Ipê-Amarelo.

Redação
Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Campo Limpo Paulista - SP
Para comemorar o mês do Meio Ambiente e o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Prefeitura, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, realizou o plantio de 50 mudas de Ipê-Amarelo na margem do Viveiro Municipal, localizado na Estrada dos Ipês. Esse plantio marca o início de uma nova ação que vai reflorestar toda a cidade, criando alamedas de Ipês. A Estrada dos Ipês foi escolhida como ponto de partida para essa iniciativa, estendendo-se por todo o município.
 
“As mudas de Ipês plantadas na última segunda-feira (5), foram feitas a partir de sementes de árvores da cidade”, explica Juarez Pereira de Brito, integrante do Viveiro Municipal. Assim torna-se Campo Limpo Paulista – SP mais viva e florida com Ipê-Amarelo. Isso após o sucesso do programa Mil Árvores para o Planeta, que alcançou sua meta no último sábado (3), durante um mutirão, quando o prefeito da cidade, Dr. Luiz Braz (PSDB) e o vice Paulo Fávaro (Republicanos), plantaram simbolicamente a milésima árvore. 


O Secretário de Meio Ambiente, Neive Noguero, explica que os moradores podem solicitar o plantio dessas mudas de Ipês nas calçadas através de um formulário online no site da prefeitura ou entrando em contato com a secretaria responsável pelo telefone (11) 4038-1377. “A participação dos moradores na conservação das mudas de Ipê-Amarelo plantadas nas calçadas é fundamental para o sucesso do projeto”.
 
Os frutos pela cidade
Antônio Rodrigues de Paulo é morador do Parque Internacional há 48 anos e faz parte da equipe do Ação Cidadão colaborando com a revitalização e arborização das praças, parques e alamedas da cidade. E na ação de ontem, colaborou com o plantio dos Ipês.
 
“Tenho muito orgulho de ver nossa cidade florescer e ficar cada vez mais bonita. Sei que um dia meus filhos – Sofia, Antônio e Bianca, vão olhar todas essas árvores grandes, bonitas e floridas, e se orgulhar também de mim, que contribui um pouco com tudo isso”, diz orgulhoso Antônio.
 

Júlia Morelli Larrubia residente no bairro Figueira Branca, na Estrada dos Ipês, diz que grande parte das árvores se encontram dentro das residências e poucas delas nas vias públicas e aprova a iniciativa.
 
“Com a plantação de mudas de Ipê-amarelo realizada pela Prefeitura, em pouco tempo iremos desfrutar da beleza de suas flores onde quer que estejam”, elogia Júlia.
 

Outras ações
Os alunos das escolas EMEI Nair Ronchi Marchetti e Dom Bosco, do 1º ao 5º ano, visitaram o viveiro durante os dias 12 a 30 de junho. O viveiro também abriga uma maquete produzida por Lúcia Helena Galdino, técnica ambiental, que, de forma lúdica, ensina como funciona o aterro e orienta sobre a forma correta de descartar resíduos.
 
Na última segunda-feira (5), os alunos do Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) participaram de uma palestra sobre energias renováveis e ações de arborização, realizada no Espaço Nipo Brasileiro.
 
Além disso, as secretarias de Meio Ambiente e Esportes e Lazer realizarão a 1º Cãominhada no domingo (18), um evento que visa unir amantes de cães por meio da prática de atividade física. A iniciativa tem como objetivo arrecadar rações para cães em benefício de projetos e cuidadores independentes locais, além de divulgar e apoiar entidades e pessoas envolvidas no acolhimento de animais. Os interessados podem se inscrever através deste link.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp