22/05/2023 às 22h06min - Atualizada em 22/05/2023 às 22h06min

Nos bastidores, Bolsonaro já admite derrota e se vê inelegível em 2026

Ex-mandatário tem admitido ser “praticamente impossível” que o TSE não decrete sua inelegibilidade e deverá apoiar Tarcísio de Freitas na disputa presidencial de 2026.

Redação
Portal Metrópoles
Jair Bolsonaro (PL) tem admitido a interlocutores achar “praticamente impossível” que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) não decrete sua inelegibilidade em função dos ataques que fez contra as urnas eletrônicas e o sistema eleitoral brasileiro durante uma reunião com embaixadores estrangeiros poucos meses antes das eleições e já está preparando uma saída alternativa que reverter a situação caso ela se confirme.
 
Segundo o jornalista Guilherme Amado, do Portal Metrópoles,” Bolsonaro deverá evitar ataques a todo o Supremo Tribunal Federal, na esperança de ter um recurso seu acolhido lá e seus direitos políticos devolvidos. Aconselhado por advogados, o ex-mandatário trabalhará com a perspectiva de reaver esses direitos até 2026, a tempo de disputar a eleição presidencial”.
 
Ainda segundo a reportagem, caso não consiga manter ou recuperar seus direitos políticos, Bolsonaro tende a apoiar o governador de S. Paulo, Tarcísio de Freitas (republicanos) na disputa presidencial de 2026. “O ex-presidente acha que, caso ele esteja inelegível, seus apoiadores votarão naquele para quem ele apontar o dedo e disser ser seu sucessor”, destaca a reportagem.
 
Ao todo, o ex-mandatário responde a 16 ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que podem torná-lo inelegível, sendo que a que trata da reunião com embaixadores estrangeiros em julho do ano passado, quando ele atacou o sistema eleitoral, o mais avançado.
 
Ele também é investigado no âmbito dos inquéritos das fake news, das milícias digitais, dos terroristas de 8 de janeiro e do que apura uma suposta interferência indevida na Polícia Federal.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp