16/05/2023 às 11h31min - Atualizada em 16/05/2023 às 11h31min

Itu – SP sedia o II Simpósio de Danças Circulares para Educação

O Simpósio de Danças Circulares para Educação é organizado pelas focalizadoras, educadoras e terapeutas, Andrea Leoncini, Cristina Melville, Adriana Aires e Renata Ramos.

Redação
Foto: Divulgação/Amanda Mello
O “II Simpósio de Danças Circulares para a Educação – Aprender a SER” que vai acontecer em Itu – SP de 18 a 20 agosto está com inscrições abertas. O evento presencial será realizado nas dependências do Sesi-Itu e para os inscritos haverá um Pré-Simpósio em junho, com lives de aquecimento. O Simpósio tem como objetivo criar uma comunidade que possa interagir e verificar o que está sendo feito nas diferentes regiões do Brasil envolvendo as Danças Circulares e a educação.

Organizado pelas focalizadoras, educadoras e terapeutas, Renata Ramos, Cristina Melville, Adriana Aires e Andrea Leoncini, que perceberam a importância de incentivar e potencializar o movimento das danças circulares nos espaços educativos, de modo transversal, o “II Simpósio de Danças Circulares para a Educação – Aprender a SER” tem como objetivo fomentar as Danças Circulares no ambiente escolar como uma prática fundamental para fortalecer e desenvolver as 10 competências definidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Repertório Cultural; Comunicação; Cultura Digital; Trabalho e Projeto de vida; Argumentação; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Responsabilidade e Cidadania. Em 2022 houve a primeira edição do evento, com o tema “Um Caminho Transdisciplinar”.

“A essência das danças circulares é pedagógica... Na Roda aprendemos sobre nós mesmos e com o outro e integramos diversos aspectos do ser. Essa essência vai ao encontro do que acreditamos ser uma educação realmente para a Vida, conduzida de forma transversal e multidisciplinar. Pretende-se fomentar as danças no ambiente escolar com foco nos educadores, envolvendo toda a equipe com essa prática que é apoiada numa educação Transdisciplinar”, destacam as organizadoras.

Investimento 
A inscrição e pagamento serão realizados através da plataforma EDUZZ. Nela encontram-se várias opções na forma de pagamento.  Os valores são: individual – R$ 410,00; estudantes de graduação R$ 200,00 (valor individual). Caso tenha um grupo de 5 pessoas (ou mais) ou faça parte de uma escola pública ou privada e queira inscrever mais de 10 pessoas, deve ser encaminhado um e-mail para [email protected]

A inscrição deve ser feita através do link que também está disponível no Instagram @dancascirculareseducacao que também possui várias informações e conteúdos referentes ao assunto. O link da inscrição é
https://docs.google.com/forms/d/1ids9xCKOfqfNTRSp0mL8qoD1cN2IA-eZC35ItJBX9h0/edit
 
Confira a programação
Pré-Simpósio: 4 encontros on-line com os convidados durante o mês de junho 2023, sempre às quintas-feiras, às 19 horas, pela plataforma Zoom.
Dia 01/06 – Paulo Sertek – Danças Gregas – Ancestralidade e Contemporaneidade
Dia 15/06 – Andrés Rey Fermandois, do Chile –  Dança Circular em sala de aula
Dia 22/06 – Solange Moreschi – Danças Circulares, um dos pilares da alfabetização
Dia 29/06 – Guataçara Monteiro – Cultura Brasileira e as Danças Circulares

Simpósio – 18 a 20 de agosto de 2023
Dia 18/08, sexta-feira – Abertura presencial no SESI de Itu – SP
Das 19 horas às 21 horas
Danças Circulares e conversa com Ataíde Junior – Aprender a Ser

Dia 19/8, sábado – Presencial no SESI de ITU – SP
Manhã Das 9 horas às 12h30
Corpo! Seja bem-vindo – Exercícios de consciência corporal
Mindfulness na Educação e na Dança Circular, com Thaís Georgini
As primeiras Danças Circulares, vivência

Tarde – Das 14 horas às 18h30
Pedagogia Sistêmica e a conexão com a Dança Circular
Pedagogia da Cooperação e a Dança Circular

Dia 20/8, Domingo – Presencial no SESI de ITU – SP
Manhã – Das 9 horas às 13 horas
Rede de Conexões e a Dança Circular
Roda de Danças Circulares, vivência
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp