15/05/2023 às 15h06min - Atualizada em 15/05/2023 às 15h06min

Instituto Camargo Corrêa lança relatório social 2022

As ações da instituição beneficiaram mais de 44 mil pessoas em 15 cidades brasileiras e na Colômbia.

Redação
Foto: Divulgação/Instituto Camargo Corrêa (ICC) - Capacitação de mais de 150 jovens em Salvador – BA
O Instituto Camargo Corrêa – responsável pelo investimento social privado de quatro empresas do Portfólio MOVER: Camargo Corrêa Infra, Construções e Comércio Camargo Corrêa, HM Engenharia e Vexia – acaba de divulgar o “Relatório Social” de 2022. O documento resume as ações, campanhas e projetos sociais apoiados pela instituição em 15 cidades brasileiras e na Colômbia ao longo do ano passado.
 
Atividades, de fomento ao empreendedorismo, saúde e educação, inclusão digital, preservação ambiental e desenvolvimento de infraestrutura digna, beneficiaram 44.384 pessoas. As ações envolveram 300 voluntários das empresas do Portfólio Mover.
 
Entre os novos projetos desenvolvidos está o “Mulheres Pela Vida: seus direitos e sua cidadania na cultura de paz”, que tem parceria com as Promotoras Legais Populares de Santo André – SP, PROLEG e busca reforçar a rede de proteção à mulher por meio de formação em direitos humanos. Com duração de seis meses, as atividades, de 2022, aconteceram em São Mateus, zona leste da cidade de São Paulo – SP, com informações sobre violência doméstica e familiar, Lei Maria da Penha, direitos humanos e outros temas a mulheres em situação de vulnerabilidade. As participantes também tiveram a oportunidade de fazer oficinas profissionalizantes de panificação e confeitaria, cabeleireiro, design de sobrancelhas e tranças em parceria com o Sebrae e o SASF.
 
Voltado para a geração de renda, o “Quilombo Empreende”, viabilizado em 2019 com a ONG Extensão Amazônia, em Riachuelo no Sergipe, teve, em 2022, uma nova rodada de trabalho que visou aprimorar estratégias, ferramentas e canais de comunicação para melhorar as vendas de bijuterias feitas, predominantemente, de barro, cipó e palha, pelas mulheres quilombolas dessa região. Com a ajuda do Instituto Repartir, foi possível criar uma identidade visual, um website, uma loja virtual e um plano estratégico para que, essas plataformas de comercialização, gerem mais resultados ao negócio social.
 
Já o “Caminho da Mata Atlântica”, iniciativa federal que conta com a parceria do ICC e de associações sem fins lucrativos e busca a preservação de biomas devastados no Brasil, fechou 2022 com um total de 12 trilhas recuperadas no litoral catarinense que equivale a 71 quilômetros de extensão.
 
Esse trabalho também resultou na capacitação de mais de 110 pessoas entre voluntários, técnicos, jovens, guias e empreendedores.
 
As trilhas sinalizadas e os roteiros desenvolvidos, fortaleceram o turismo sustentável da região.
 
Ao longo de 2022, o instituto também firmou novas parcerias. Entre elas, a com o Instituto de Engenharia (IE) que proporcionou a construção do Centro de Treinamento Sebastião Camargo, em homenagem ao fundador do grupo Camargo Corrêa. O espaço, localizado em São Paulo, conta com notebooks, monitores com todos os softwares licenciados para o curso de especialização em Modelagem da Informação da Construção chamado BIM (Building Information Modeling).
 
E foi também com a ajuda de parceiros que surgiu o “Mutirão do Bem”. Projeto que revitalizou prédios do Jardim Colombo, região do complexo Paraisópolis, em São Paulo.
 
Após receber a doação de dois mil litros de tinta, o instituto conseguiu mais produtos, como pincéis e mobilizou 37 voluntários para a pintura do edifício da Associação União Jardim Colombo, responsável pelo atendimento médico, odontológico e jurídico de mais 30 mil pessoas, e de prédios de cursos profissionalizantes e da creche Girassol.
 
O Ivanildo Oliveira, líder comunitário e presidente da União de Moradores Jardim Colombo, ressalta que essa iniciativa mostrou o quanto a solidariedade tem força. “Essa ação é uma prova de que, com investimento, união e vontade de fazer a diferença, é possível tornar o mundo um lugar melhor para se viver”, comentou.
 
O “Mutirão do Bem” também distribuiu mais de 50 kits para que os moradores possam renovar a fachada das casas.
 
A Diretora Executiva do Instituto Camargo Corrêa, Bárbara Matias Bueno de Mattos Galvão, lembra a importância da continuidade de todos esses projetos.
 
“Muito mais do que quantidade de ações e projetos, estamos interessados na qualidade, no impacto positivo e principalmente, que sejam perenes e sustentáveis o que cada uma de nossas ações promoverá. Transformação de histórias, vidas e comunidades por meio de resultados sustentáveis e duradouros: essas são as contribuições que queremos fazer”, destaca.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp