15/05/2023 às 13h42min - Atualizada em 15/05/2023 às 13h42min

Movimento Jovens do Brasil quer transformar a realidade das juventudes através da educação e trabalho

Iniciativa vai homenagear Luiza Helena Trajano, uma de suas fundadoras, nesta segunda-feira (15), em um evento que vai lançar o Plano 2023 para o mercado.

Redação
Uma iniciativa que tem a missão de empoderar e transformar a realidade das juventudes brasileiras: este é o Movimento Jovens do Brasil. Criado pelos executivos Júlio Campos, CEO da startup Compre Agora, e Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza, o projeto, totalmente voluntário, promove a inclusão econômica de jovens em vulnerabilidade social através da educação e trabalho.
 
Nesta segunda-feira (15), o Movimento vai reunir empresas e parceiros para homenagear Luiza com o lançamento do Prêmio Jovens do Brasil e apresentar seu plano para 2023. Com estratégia de comunicação e operação assinada pela agência Accuracy, o encontro acontecerá no Teatro B32, em São Paulo. A premiação vai passar a reconhecer anualmente pessoas que tenham protagonismo na causa jovem e esta edição contará com a presença jovem da Orquestra Baccarelli.
 
O Brasil é um país jovem, com 30% da população entre 14 e 29 anos, mas estima-se que 38% destes brasileiros não estudam nem trabalham. Segundo a Fundação Roberto Marinho, em 2021, 407,4 mil adolescentes de 15 a 17 anos estavam fora da escola e não completaram o ensino médio. É com o objetivo de mudar este cenário, unindo esforços de toda a sociedade e construindo pontes entre as necessidades das juventudes e as oportunidades que podem mudar as suas realidades, que atua o Movimento. Desde sua criação, mais de 3.000 pessoas já foram impactadas, direta ou indiretamente.
 
No Movimento Jovens do Brasil, a comunicação também é feita de jovem para jovem. São eles que assumem o protagonismo e o papel de embaixadores - hoje já são 63 em todo o país -, liderando as frentes de trabalho, sendo: Educação Transformadora, focada em capacitação para as oportunidades de trabalho, Políticas Públicas, com objetivo de sensibilizar jovens a tornarem-se agentes de transformação, Frente de Oportunidades e Parcerias buscando a aproximação com empresas, Comunicação e Marketing que trabalha para disseminar a mensagem do Movimento tanto internamente quanto no externamente e Frente de Pessoas/Diversidade e Inclusão com foco em bem-estar e D&I.
 
“Além da formação direta dos jovens, queremos promover o diálogo intergeracional fomentando o desenvolvimento recíproco. Também vemos o Jovens do Brasil como uma oportunidade de estimular as empresas a trocarem experiências em prol da discussão e do aprimoramento das melhores práticas de Jovem Aprendiz”, afirma Júlio Campos, idealizador do Jovens do Brasil.
 
“Nosso grande objetivo é desenvolver o protagonismo jovem em um Movimento co-criador de jovem para jovem, onde todos podem se beneficiar com o aprendizado”, completa.
 
 Trilhas de aprendizado
A trilha Agentes de Transformação, parte da frente de Políticas Públicas do Movimento, aborda temas relacionados à cidadania e políticas públicas, para que os participantes se reconheçam como cidadãos. Aqui jovens universitários e do ensino médio podem se inscrever via mídias sociais do Movimento, para aprender, somar e desenvolver ideias junto aos Formadores – voluntários capacitados para a aplicação da trilha.
 
“A Agentes de Transformação é uma trilha nova, desenvolvida para dar ferramentas para o jovem se representar nas suas causas e nas discussões de políticas públicas. Para que ele se entenda como parte da sociedade brasileira e se reconheça dentro da sua realidade. Nosso grande objetivo é o de desenvolver lideranças”, diz Suelma Rosa, responsável pela trilha.
 
“Este ano nossa expectativa é promover de fato uma mudança com esses jovens que vamos formar, para que eles atuem nas causas deles, consigam entender o que precisa a juventude hoje, e até possam entrar no Movimento como formadores. Temos um case de duas alunas participantes, que se engajaram e abraçaram tanto a causa, que entraram no Movimento e assumiram esse papel de liderança entendendo como podem mudar suas realidades, conclui Paula Almeida, jovem formadora da trilha”.
 
Já a trilha Desbravar, da frente de Educação Transformadora, tem o objetivo de trazer oportunidades para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de capacitação, conexão com oportunidades de trabalho e continuidade nos estudos. Os participantes da primeira turma deste ano serão selecionados e encaminhados ao movimento pelo Instituto Ser+, instituição parceira do Movimento Jovens do Brasil que apoia juventudes da cidade de São Paulo. Para 2023, o objetivo é formar pelo menos 80 jovens nesta trilha e inserir todos os formandos em oportunidades geradas pelas empresas parceiras do Movimento.
 
“Queremos que o jovem se sinta motivado a participar das oportunidades de trabalho disponíveis no mercado, seguro na elaboração de seu currículo e confiante nas entrevistas de emprego. A metodologia do Desbravar contempla as etapas da “Teoria U” (mente aberta, coração aberto e vontade aberta), trabalhando o desenvolvimento técnico e cognitivo, autoconhecimento, autoestima e confiança. Todo o caminho foi pensado para gerar o empoderamento e engajamento deste jovem na geração de renda, quebrando, muitas vezes, o ciclo de pobreza, promovendo transformação da realidade de suas famílias e de seus territórios”, destaca Rosângela Campos, presidente do Movimento Jovens do Brasil e responsável pela trilha Desbravar.
 
“Participar da Educação Transformadora me fez me reconhecer, me sentir pertencente e saber o que o jovem nessas regiões de vulnerabilidade precisa para crescer e evoluir. O Jovens do Brasil precisa de mais pessoas como nós, para conseguir mudar a vida de quem mora lá. De jovem para jovem”, afirma José Ricardo, participantes da frente de Educação Transformadora.
 
Hub de oportunidades
Está previsto ainda para este ano o lançamento de um HUB de oportunidades, uma plataforma totalmente gratuita que vai facilitar a conexão entre os jovens e as empresas parceiras, potencializando o impacto do Movimento através da tecnologia. A criação e design deste HUB de oportunidades foi elaborado pelo ecossistema do Movimento Jovens do Brasil, liderado por executivos da CI&T, empresa de tecnologia especialista em desenvolvimento de softwares.
 
Apoio de empresas
Empresas de todos os portes podem fazer parte do Movimento Jovens do Brasil e assim potencializar os efeitos positivos da inserção de jovens em suas estruturas. “Nesta nova fase, o apoio financeiro das empresas vai nos ajudar a maximizar o impacto do Movimento, contribuindo para um futuro mais próspero do nosso país. Nosso objetivo é expandir a Frente de Educação Transformadora e estruturar a equipe fixa do Jovens do Brasil”, explica Júlio Campos.
 
As empresas parceiras do Movimento Jovens do Brasil recebem apoio dos voluntários no diálogo e capacitação com executivos de todas as áreas para que se preparem para o acolhimento dos jovens e fomentem o diálogo intergeracional e a troca.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp